Capítulo 12

1.5K 97 7
                                    

Pouco tempo depois do noivado de Jane e Bingley, Georgiana chegou a Netherfield. O sr. Darcy a levou na manhã seguinte para conhecer Elizabeth e sua família. Ele observou com satisfação as duas mulheres que amava se conhecerem. As duas pareciam muito contentes com o encontro.

A partir de então, Elizabeth visitou Georgiana várias vezes em Netherfield enquanto Jane visitava as futuras cunhadas. Os cavalheiros ainda visitavam Longbourn com freqüência, mas Darcy preferia manter Georgiana em Netherfield para evitar que ela se encontrasse com o sr. Wickham. Ela e Elizabeth passaram a se admirar mutuamente, tanto quanto seu irmão havia esperado. Ela também gostava de passar algum tempo com as outras irmãs Bennet, que também visitavam Netherfield com a mãe de tempos em tempos. Mas o desconforto de Darcy por expor a irmã à companhia delas era evidente. Elizabeth tentava, então, manter-se ao lado de Georgiana sempre que elas lhe faziam uma visita; Georgiana, por outro lado, podia facilmente ver a mútua afeição entre o irmão e Elizabeth, assim como a felicidade dele ao lado dela, e dava um jeito de deixá-los a sós, resignando-se à companhia das irmãs Bennet mais novas.

Georgiana deveria permanecer com o irmão em Netherfield até o casamento de Bingley e ambos partiriam diretamente da igreja para Londres, pois o sr. Darcy se recusava terminantemente a continuar em Netherfield após a cerimônia. Infelizmente, as irmãs Bingley não conseguiam compreender porque eles deveriam ir embora só porque seu irmão estava se casando.

Assim, Darcy tinha um prazo. Ele deveria pedir a mão de Elizabeth antes do casamento de Bingley. Elizabeth, por sua vez, agora que já estava decidida quanto à resposta que daria, ansiava pela declaração dele e a esperava diariamente, embora soubesse que não estava sendo muito racional, já que o sr. Darcy não tinha como saber que ela se decidira a seu favor.

Enquanto isso, o sr. Collins, embora já antecipando a felicidade conjugal com sua querida Charlotte, ainda amargava a rejeição de Elizabeth. Ele não podia entender por que ela o recusara, a não ser que já tivesse algo melhor em vista. Foi então que ele se lembrou de quanto tempo ela passara ao lado do sr. Darcy no baile de Netherfield. Não era possível que ela estivesse esperando pelas atenções do sr. Darcy. Isso seria ridículo. Mas, então, lhe ocorreu que Jane conquistara a afeição do sr. Bingley que, mesmo não estando no mesmo nível do sr. Darcy, era indiscutivelmente um jovem independente, dono de uma grande fortuna, e um degrau acima na escala social para qualquer de suas caras primas. Por isso, quando sua querida Charlotte lhe escreveu para informar sobre o noivado de Jane, confirmando assim a ligação desta com o sr. Bingley, e comentar que o sr. Darcy passava muito tempo em Longbourn junto com o amigo, e que trouxera a irmã para Hertfordshire, levando-a consigo a Longbourn, o sr. Collins sentiu que o sr. Darcy poderia estar correndo sério perigo. Conseqüentemente, sentiu-se na obrigação comunicar à sua nobre patronesse a ligação entre o sr. Darcy e Elizabeth e suas suspeitas quantos aos motivos de sua prima. Ele não fugiu à responsabilidade de informar à Lady Catherine sobre os modos impertinentes de sua cara prima Elizabeth e, por fim, observou que notara suas presunçosas atenções para com o sr. Darcy. A princípio, Lady Catherine se mostrou indiferente, pois sabia que muitas jovens perseguiam seu sobrinho, mas o sr. Collins lhe contou que o sr. Darcy parecia ter sido afetado por tais atenções e que, na verdade, havia privilegiado Elizabeth de tal forma no baile de Netherfield que ela fora a única moça com quem ele dançara, e que, de fato, ele passara todo o tempo ao lado dela. Além disso, ele agora visitava Longbourn quase que diariamente e já havia apresentado Elizabeth à Georgiana. Lady Catherine ficou exasperada. Mandou o pastor para casa e passou o resto do dia remoendo o fato. 

No dia seguinte, logo após a visita dos cavalheiros pela manhã, Lady Catherine apareceu em Longbourn exigindo uma entrevista com a srta. Elizabeth Bennet. Imediatamente iniciou, de maneira fria e seca, sua tentativa de dissuadir a srta. Bennet quanto a qualquer aspiração a um compromisso com seu sobrinho, lembrando-a de sua posição social inferior. Elizabeth não recebeu bem a interferência de Lady Catherine e após uma acalorada discussão admitiu não estar noiva do sr. Darcy, mas recusou-se a prometer não assumir tal compromisso. Lady Catherine deixou Longbourn extremamente insatisfeita.

Confissões a uma Bela Adormecida Where stories live. Discover now