Apresentando o júri: Cartazuo

93 13 4
                                    

"Às vezes dá vontade de chutar o balde e ficar de vez na Serra do Caparaó! Esse lugar é de paz e de luz!"

É assim que começamos a entrevista com Fabiano Oliveira, MC Alemão para o Funk da Paz e Cartazuo para os wattpadianos. Aproveitando o visual das cachoeiras de Patrimônio da Penha, uma pequena vila situada no mundo da fantasia, a RevistaBUG bateu um papo descontraído com esse autor independente que publica gratuitamene seus contos no Wattpad.

R-BUG - Cartazuo, obrigado por nos receber aqui nesse paraíso de Patrimônio da Penha

Ups! Ten obraz nie jest zgodny z naszymi wytycznymi. Aby kontynuować, spróbuj go usunąć lub użyć innego.


R-BUG - Cartazuo, obrigado por nos receber aqui nesse paraíso de Patrimônio da Penha. É aqui que você busca inspiração?

Cartazuo - De jeito maneira! Não acredito em inspiração. É pura técnica. Cada vez mais busco me tornar um arquiteto na hora que escrevo. Aqui em Caparaó venho apenas curtir a cachoeira. (risos)

R-BUG - Você ganhou menção honrosa com o conto "O Novo Vigilante" e recentemente ficou em terceiro lugar com o conto "Urim Tumin", ambos no concurso @FantasiaBR. Fale um pouco sobre os contos e por que Fantasia?

Cartazuo - "Fantasia é lindo. Coisas que jamais deixarei de ler: Fantasia e poesia. Afinal, quem usa da magia da escrita e não ler poesia, não merece ser lido, nem ser levado a sério.
Gosto muito do "O Novo Vigilante", fiquei feliz com a menção honrosa. Prestei uma homenagem ao meu super herói favorito, Batman - O Cavaleiro das Trevas. O "Urim Tumin" foi uma grata surpresa. Fiquei em terceiro disputando com quase 60 contos, um recorde de inscrições. Então, pra mim é uma honra. Nele falo de uma Portugal na época dos descobrimentos, onde camponeses viravam marujos e ficavam a sorte de todo tipo de doenças a bordo de navios. Um belo conto".

R-BUG - Você é teólogo?

"Não! Eu apenas fiz quatro anos de seminário pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias. E dois anos de Instituo de Religião. É como se fosse um ensinamento teológico. Mas no fundo eu acredito de tudo um pouco. Vim na Serra do Caparaó e compartilhei pela primeira vez o "Santo Daime". Acho que na vida a gente tem que experimentar e observar. O escritor, antes de tudo, é um observador, e tem que se permitir."

Por essas e outras declarações que abraçamos a ideia de Cartazuo de promover um concurso literário e apresentamos esse talentoso militante da escrita - como milhões de outros que também publicam no Wattpad- como o julgador do concurso BUG "Realismo Mágico e Cibercultura".
E não paramos por aí. Falamos mais com esse camarada.

R-BUG - O que você está achando de ler e analisar os contos inscritos no concurso?

Cartazuo - Muito bom! Apesar de ainda terem poucos inscritos, acredito que ganharemos pela qualidade dos contos. Há pelo menos três contos que li duas vezes de tanto que gostei. O nível dos participantes está elevado. Fico muito feliz de esbarrar com grandes talentos aqui no Wattpad. Escolhemos o tema junto com Vinicius Mendonça, estudante de filosofia na UFES e fundador da revista BUG. Realismo Mágico para contrapor um pouco e valorizar essa fantasia da nossa américa latina e Cibercultura pelo editorial da revista. Corre galera! Ainda dá tempo de escrever. Inscrições até dia 05/09/2016.

R-BUG - O que te motiva a escrever?

Ups! Ten obraz nie jest zgodny z naszymi wytycznymi. Aby kontynuować, spróbuj go usunąć lub użyć innego.


R-BUG - O que te motiva a escrever?

Cartazuo - Antes de um motivo, tenho a responsabilidade de escrever. Aquele que usa da magia da escrita sem se dá conta da sua responsabilidade e de sua influência sobre outras pessoas, está perdido no vento. Vejo escritores independentes se queixando porque se lê pouco no Brasil. Porém, nada fazem para mudar isso e não assumem, por exemplo, o papel de fomentadores culturais e formadores de novos leitores. Aqui em Caparaó tive o prazer de oferecer uma Oficina de poesia e um sarau com as crianças na Brinquedoteca. À noite,  realizamos uma sessão do Cine Ciber&cultura em parceria com o Cine Pipoca para os adultos. Sou grato por ser um membro ativo da Rede Cidadão do Mundo que me proporciona essa realização.

R-BUG - O que você aconselha para aqueles que são novos no uso da" "magia da escrita"?

Ups! Ten obraz nie jest zgodny z naszymi wytycznymi. Aby kontynuować, spróbuj go usunąć lub użyć innego.

R-BUG - O que você aconselha para aqueles que são novos no uso da" "magia da escrita"?

Cartazuo - Que leia. Leia muito. Leia de tudo. Antes de escrever um capítulo de qualquer coisa, leia cinco capítulos de qualquer coisa. E observe. Observe muito. Observe tudo. A magia da escrita aliada à outras magias, ganha ainda mais poder!

R-BUG - Obrigado por esse papo e parabéns pelo concurso literário BUG Wattpad e juízo na escolha do conto vencedor. (risos)

Cartazuo - Eu que agradeço. Tentarei ser justo na escolha do conto vencedor e que vença o melhor. Obrigado a Revista BUG por aceitar essa ideia. Agradeço também à Rede Cidadão do Mundo por agitar o caldeirão cultural no Brasil. E Obrigado aos embaixadores do Wattpad no Brasil que nos ajudaram na elaboração e execução de um bom concurso.
Um forte abraço e boa leitura a todos, sempre.

"Escrever é uma arte, como tudo o mais."

Revista BUG Wattpad Opowieści tętniące życiem. Odkryj je teraz