3ª Lição: Recursos. O que você tem agora?

233 15 1
                                    


          Quando se fala em recursos para colocar em prática um projeto ou uma ideia, logo a maioria das pessoas faz a seguinte conexão:

RECURSOS = DINHEIRO.

E na verdade não é; ao menos não desta forma; o dinheiro é parte de nossos recursos, mas não é o único recurso a nossa disposição, por que se fosse assim como explicar então grandes ideias e projetos que nasceram na mente de pessoas importantes da história e que não tinham dinheiro, mas hoje se não fossem estas ideias aplicadas a prática o mundo estaria bem menos desenvolvido.

Este é o ponto, embora não houvesse imediatamente o dinheiro como recurso financeiro, estas pessoas enxergaram por outro ângulo, e viram um novo ponto de vista que revelou uma saída, e além desta saída trabalharam com os recursos que estavam ao seu alcance.

Recurso vai muito além de dinheiro, acredito que esta confusão seja um dos principais fatores que impedem muitas ideias de saírem do papel, a pessoa imagina algo, projeta como um ideal, mas não executa, não tem iniciativa porque "não tem dinheiro".

Mas o que você tem ao seu alcance agora?

Então comece com o que você tem! Não espere dinheiro somente como recurso olhe ao seu redor e enxergue o que esta ao seu alcance para que então você possa iniciar o projeto, e dar vida a ele; pode ser que o seu projeto não tenha se tornado um sucesso ainda porque você simplesmente não começou nada, porque está acreditando nesta visão limitada onde o dinheiro é o único fator, sendo que não é exatamente assim.

Vamos pensar um pouco, vou dar o meu exemplo; no segundo semestre de 2015 eu tive a inspiração de escrever e publicar meu primeiro livro, Pequenas Grandezas Volume 1 e logo de cara eu me vi sem o recurso financeiro (dinheiro), porém eu olhei outra vez e disse a mim mesmo:

"O que eu tenho agora?".

1º Tenho a inspiração meu primeiro recurso.

2º Preciso escrever o livro então eu tenho ao meu alcance um notebook, posso começar a escrever agora.

3º Tenho internet para pesquisar ferramentas que preciso, e começar a lista de possíveis editoras.

4º para as copias em A4 que serão enviadas para registro tenho uma amiga que trabalha (até então) em uma empresa com uma excelente impressora a laser e ela pode imprimir para mim.

5º Em caso de publicação independente tenho ao meu alcance sites que fazem este serviço sem cobrar nada.

6º Com o livro pronto fiz o pagamento do registro (que é irrisório) e publiquei de maneira independente.

Agora imagine se logo de cara eu dissesse para mim "escrever um livro eu? mas eu nem tenho dinheiro", pronto ali morria um projeto e pior, morto e enterrado por minhas próprias mãos.

No meu caso eu precisei sim de dinheiro em algum ponto, mas não foi o principal recurso ele esteve presente, porém na lista de recursos outros também estão lá.

O conceito de tratar o dinheiro como recurso principal faz muitas pessoas acreditarem que não podem fazer absolutamente nada para realizar seus projetos, e se tornam auto sabotadoras de suas ideias que são brilhantes e que infelizmente a humanidade nem vai chegar a conhecer.

O recurso financeiro é sim importante, de maneira alguma eu diminuo a sua importância, porém ele não é o único recurso que esta ao nosso alcance...

Precisamos desaprender a pensar apenas com foco no dinheiro e treinar um pouco mais a nossa mente para fazer uso também daquilo que esta a nossa volta e em nós mesmos.

É claro que existem projetos em que o recurso financeiro é mais aparente do que em outros, mas não é o único e isto precisa ficar claro para você; não deixe o objetivo morrer logo no nascimento porque lhe falta "dinheiro", trabalhe com o que você tem inicialmente. Acredite em si mesmo e logo a sua atitude vai gerar novas ideias dentro daquele projeto e inclusive formas de fazer dele um gerador de recursos financeiros.

Ainda que não seja imediatamente não ouse parar, suas atitudes ativam os mecanismos a sua volta, uma ideia sem dinheiro no inicio, porém cheia de atitude com os recursos que tem, logo se torna percebida, e surge uma palavra aqui, uma indicação ali e quando você menos espera oportunidades que não existiriam caso você ficasse parado são criadas com seus esforços.

Lembre-se disto, seuprojeto, ideia ou sonho não precisam somente de dinheiro, isto é apenas umaparte dos seus recursos, mas não é a única.

A Fábrica de Ideias  - Um pequeno guia para o progresso  Where stories live. Discover now