4ª Lição: Executar. Pensar é Bom, Fazer é ótimo.

271 10 5
                                    


A menor ação é melhor do que a maior intenção. (Autor desconhecido).

A frase acima determina muito bem o propósito deste capitulo e desta lição, não são poucos que seguem os passos rumo ao sucesso com disciplina e dedicação é um grupo de pessoas que imagina poderosamente, fazem excelentes planejamentos, entendem que devem começar com o que tem, porém na hora de agir ficam estagnadas e param neste ponto.

Não sei se este é ou foi o seu caso, mas foi o meu; sim eu já estive dentro deste grupo de pessoas em vários momentos da minha vida e claro eu precisei entender e aprender a ser diferente.

Precisamos entender uma coisa o maior inimigo de uma atitude é o medo, o conhecido vilão esta presente no mundo a nossa volta, mas uma coisa interessante é que todo vilão nas histórias ou nos filmes tem sob o poder de seu oponente uma arma secreta que pode confronta-lo e derrota-lo, no caso do medo esta arma é a nossa coragem, e é uma arma que aprendemos a usar a partir do momento que identificamos nosso medo ou sua tentativa em nos dominar.

O medo pode assumir varias formas, por isto vou citar aqui algumas estratégias mentais que aprendi e tem sido bastante uteis no combate a este sentimento destruidor:

Fracassar é um evento.

Talvez a forma mais comum de medo, a fantasia que ele mais usa, e já é possível ouvir aquelas vozes na sua cabeça dizendo: "será que vai dar certo?" "e se eu falhar?" e etc...

Vamos entender primeiro o que é um fracasso; fracasso é um evento que ocorre na vida de qualquer pessoa, ricos ou pobres não importa qual posição esta pessoa ocupa na sociedade, em algum momento fracassou seja no que for.

Porém a pessoa que fracassa não é o fracasso, sim qualquer pessoa pode falhar ou errar e consequentemente fracassar, isto não significa que ela seja o fracasso, mas o medo como vilão tenta a todo custo manter a visão da pessoa distorcida fazendo com que pense antes mesmo de agir, que se por acaso ou em algum ponto ela fracassar então o fracasso estará personificado nela.

Uma grande mentira; use a sua cabeça e pense, se sua atitude o faz fracassado então por qual razão o medo está tentando impedi-lo de executar?

Ora é simples, o medo como parte do medíocre controle sabe que se você agir então começa o processo de mudança, logo um golpe de coragem foi desferido e sua motivação (motivos para ação) se fortalece e subsequente uma nova atitude vem, e mais um golpe de coragem será desferido enfraquecendo o medo e fortalecendo sua fé, sua coragem, sua determinação, e motivação... Pouco a pouco, ação atrás de ação o medo vai ficando enfraquecido e logo não terá forças para dominar você.

Surge então a compreensão que te liberta do cativeiro deste sentimento, fica claro o seguinte: sim dentro de tudo o que eu sonho, planejo e posso construir, a possibilidade de falha existe, porém sendo apenas possibilidade há também possibilidade de acerto, de sucesso, de aprendizado e, sobretudo de sair do ponto que estou para um novo ponto. Quando entendemos isto começamos a fortalecer a nossa autoconfiança, entendemos nosso valor e o grau de importância que temos neste mundo, o medo começa a perder suas forças que antes nos dominavam a acreditar que o fato de errar nos fazia ser o próprio erro.

É como se gritássemos em alto e bom som "EU NÃO SOU UM FRACASSO, EU NÃO SOU UM ERRO, EU POSSO CONSTRUIR TUDO O QUE SONHO".

Ative e desenvolva dia após dia a sua coragem, o medo só pode ser enfrentado com esta arma e ela está ao alcance de todos.

Medo da opinião do outros?

Este é um dos pontos que envolvem diretamente o impacto de nossas atitudes.

E quando não agimos por temer a opinião dos outros?

É mais ou menos como tratamos na primeira lição ao falar da criança e como as influencias ao seu redor podem moldar muito de seu comportamento; o medo da opinião alheia vem enraizado neste conceito, uma pessoa convive com outros indivíduos que acreditam em tudo quadrado, porém um dia esta pessoa decide questionar como seria se algo fosse redondo, logo surgem as vozes a sua volta dizendo:

"não é bem assim, você é louco em pensar diferente, sempre foi quadrado não pode mudar".

E inconscientemente a reação daquela pessoa diante do comportamento dos outros indivíduos é focar na auto sabotagem, acreditando que, se ela pensar, agir ou viver de modo diferente dentro de seus objetivos então o resultado será exclusão do circulo social a qual pertence.

Mas pense por um instante; quantas vezes em sua vida as pessoas falaram, ou sugeriram algo contra você?

E quantas vezes isto mudou sua vida?

Creio que nenhuma, precisamos entender o seguinte a opinião das pessoas sempre vai existir, se você faz algo bom às pessoas falam e se faz algo ruim também vão falar, então se de um jeito ou de outro isto vai acontecer, decida fazer o que tem que ser feito, sim vão comentar, vão olhar estranho, mas lembre-se que a sua atitude em confrontar este medo e a decisão de construir o objetivo e o propósito de sua vida vai impactar milhares e porque não milhões de pessoas que através de você serão inspiradas a mudar suas próprias vidas.

A opinião alheia sempre vai existir, não olhe, não ouça e nem se preocupe com o que dirão... Já estão dizendo há muito tempo e nada mudou. Eu credito que palavras são como sementes, mas só frutifica aquilo que cultivamos, se é bom e te faz bem cultive caso contrário deixe de lado, se você não cuidar a semente morre e não produz fruto.

E principalmente entenda e acredite em uma coisa, o que as pessoas dizem sobre você ainda que um dia tenha sido verdade não significa que precise ser assim para sempre, se falhou aprenda com o erro e melhore, se o que estão dizendo parece absurdo encare com leveza, uma pessoa forte não é atingida por qualquer coisa e sabe perdoar, sua força esta em saber exatamente quem é e para onde está caminhando, isto a torna segura.

Cale a voz negativa do mundo, abra-se para o aprendizado e faça o seu melhor.

E por ultimo, porém não menos importante o medo sempre vai assumir uma forma para nos confrontar, ele é um inimigo que está a nossa volta, mas o que é interessante é o seguinte fato; para cada forma ou manifestação do medo, há também uma forma de vencê-lo corajosamente, uma ferramenta, uma resposta que podemos encontrar com equilíbrio diante da situação.

Por exemplo:

Uma pessoa que tem medo de falar com alguém estrangeiro por não dominar o idioma, enfrente este medo tomando a decisão de aprender disciplinadamente o idioma exigido, problema simples, solução inteligente. Um dia não falava no outro já deu um passo em direção ao novo idioma.

O que estou dizendo é o seguinte, o medo humano sempre vai trabalhar para que todos nós venhamos enxergar as situações maiores do que realmente são e provocar assim sensação de impotência diante de um aparente problema insolúvel, mas quando pensamos e observamos as situações por novos pontos de vista e aliamos a coragem de agir então rapidamente percebemos que o medo estava exagerando e a situação seja ela qual for tem sim uma solução.

Basta encontra-la e começar a desferir os golpes de atitude corajosa vencendo pouco a pouco nossos medos.

Estar disposto a investir em conhecimento nos faz vencer o medo do despreparo, ouvir com atenção nos faz vencer o medo de se relacionar sempre com o "pé atrás", reconhecer nossos erros e encara-los com leveza nos faz vencer o medo de palavras da opinião destrutiva.

Enfim, não se permita ser dominado por medos, todostemos algum, mas podemos vencê-lo, se o seu projeto de vida, ideia, meta ousonho esta parado por medo, faça o que aprendeu até aqui, um golpe de coragemnada mais é do uma atitude, os resultados serão notórios para você celebrar aspequenas vitórias e continuar construindo até o ponto máximo de seu sonho. Váem frente.

A Fábrica de Ideias  - Um pequeno guia para o progresso  Where stories live. Discover now