Lição número dois - O que é Arqueologia

45 5 0
                                    


É uma pergunta difícil. De forma simples: a arqueologia é o estudo do homem através dos vestígios materiais por ele deixado.


E que vestígios são esses? Bem, literalmente tudo o que é produzido pelo ser humano. Desde potes de cerâmica, às moedas, aos objetos metálicos, de vidro, à indumentária que possa ter sido conservada, e a toda a arquitetura ainda de pé, estruturas como um castelo ou um mero acampamento de neandertais. Mas também pode ser o estudo de uma paisagem. Se essa paisagem foi muito alterada pelo Homem - paisagem muito antropizada - pode ser elegível para estudo como qualquer prato de cerâmica.


Mas para vos dar um exemplo em que talvez nunca tenham pensado, principalmente enquanto assistiam ao Indiana Jones, pensem por um momento no vosso lixo doméstico. O que vocês acham que um arqueólogo que vasculhasse a vossa casa daqui a 1000 anos iria achar mais interessante para descrever a vossa vida? O vosso anel preferido - que é lindo de morrer, e esteticamente o candidato mais forte a figurar num museu - ou simplesmente o lixo que vocês produziram durante a vida - e que por milagre se fossilizou até o tal arqueólogo vasculhar a vossa casa - e que é o espelho perfeito para dizer como viveram a vossa vida; ou seja, o que consumiam, objetos de menor valor que consideravam simplesmente lixo, etc. Pois é, o lixo, o simples e nojento lixo é a fonte mais fiável de informação sobre as civilizações antigas.


Mas daqui surge uma questão. Até quão antigo pode ser considerado arqueologia? É claro que talvez se eu vasculhasse o vosso lixo não seria propriamente lixo; assim, a partir de que idade poderia ser o tal caso. Nos corredores da arqueologia existem várias correntes de pensamentos opostos. O mais consensual diz que para ser arqueologia o objeto tem de ter 100 anos.


Contudo, este pensamento tem alguns problemas. Hoje estamos em 2018, logo, tudo o que estiver antes de 1918 é arqueologia Ufa! Mais um pouco e a Primeira Guerra Mundial não era arqueologia. E quanto à segunda? A II Guerra Mundial decorreu entre 1939-45. Ainda não se passaram 100 anos. E talvez se pense que sabemos muitas coisas sobre esse tempo para termos de ir a correr recorrer à arqueologia. Mas a verdade é que já existiram escavações arqueológicas a trincheiras deste tempo. E aí descobrimos que afinal não sabíamos tanto como pensávamos que sabíamos.



Has llegado al final de las partes publicadas.

⏰ Última actualización: Sep 25, 2018 ⏰

¡Añade esta historia a tu biblioteca para recibir notificaciones sobre nuevas partes!

Aulas de ArqueologiaDonde viven las historias. Descúbrelo ahora