Apresentação

9 0 0
                                    

Este livro foi inspirado em "O Mundo de Sofia", onde assuntos áridos da Filosofia são tratados de maneira simples, em forma de "cartas" só que, em vez de Filosofia, o assunto é a Bíblia. E, no lugar de "cartas", o assunto é tratado em forma de diálogos.

O foco principal é uma tentativa de apresentar uma visão realista da Bíblia, sobre a qual a maioria das pessoas pensa que é "um livro" ou, no máximo, um conjunto de "livros" que, magicamente, foram sendo escritos no decorrer de muitos séculos e, um dia, ficou pronta: a "Palavra de Deus".

Mas não é bem assim. A Bíblia carrega uma história complexa, que precisa ser compreendida para que se possa enfrentar o verdadeiro tsunami de seitas que surgem a cada dia.

E, também, precisa ser lida. Dizem que a Bíblia é o llivro mais vendido do mundo, mas também deve ser o menos lido. E não é para menos. Se a Bíblia fosse impressa com páginas e letras parecidas com as deste livro, seria um volume de 2.200 páginas. É muita coisa.

O desenrolar do livro irá fugir das "teologias" tradicionais, ou melhor, travará um embate entre as teologias tradicionais e a visão realista que se propõe apresentar.

O leitor poderá perceber que, às vezes, os diálogos se afastam do tema central proposto em cada momento, entrando por temas paralelos. Isso foi feito propositalmente, pois é exatamente isso que acontece em conversas no mundo real.

E a expectativa é demonstrar essa problemática, de forma compreensível, e apresentar uma visão diferenciada da Bíblia. Visão essa que, certamente, poderá ser questionada.

São Bernardo do Campo, março de 2015

O autor

Diálogos de GraçaWhere stories live. Discover now