- É tudo mentira daquele guarda, porque eles estão se intrometendo na minha vida. Talvez eu devesse fazer uma visita na casa dele e mostrar quem é que manda e fazer ele se afastar.
Jeremias vagava sem rumo. Conseguiu afastar os pensamentos de culpa jogando-os para cima da própria Helena. Dizia que a culpa era dela por ser uma cabeça fraca e ter tirado a própria vida.
- Com licença, você está perdido?
- Que te interessa? – Jeremias foi pego de surpresa e acabou respondendo mais áspero do que precisava.
- Eu ajudo os espíritos perdidos que não sabem ainda de sua condição, desculpe se o incomodei.
O espírito que lhe falava era uma mulher linda e Jeremias logo se ajeitou.
- Desculpe, senhorita, estava perdido em meus pensamentos e acabei sendo grosso com você.
- Tudo bem. E então, precisa de ajuda?
- Não. Eu estou bem, sei que morri e que a vida continua e tudo mais.
- E sabe que há lugares melhores para se estar do que aqui, que toda essa raiva que você carrega pelo seu desencarne só atrasa seu crescimento?
- E o que você sabe sobre mim?
- Na verdade sei tudo, entre nós espíritos desencarnados não há mentiras ou inverdades. Pude ver sua última vida do início ao fim e toda essa dor que você carrega lá no fundo.
- Você é bem saidinha pro meu gosto. Quem lhe deu o direito de sair fuxicando a vida dos outros? Acho que já terminamos.
Jeremias, que antes ao ver o belo rosto se conteve, agora, depois de ouvir o que não queria, a empurrou e saiu em disparada tentando se afastar. As palavras delas foram poucas, porém fortes. Ela sabia exatamente o que se passava no fundo do coração dele, a angústia, sofrimento e arrependimento que ele escondia de todas as formas. Ele transformava tudo em raiva e descontava em Carlos, que, no corpo, não sabia como se defender.
- Você não pode fugir de mim. Tenho outras tarefas a cumprir, mas lhe farei outras visitas. Aconselho a mudar seus pensamentos e deixar aquele rapaz em paz. Você está há tanto tempo ao lado dele que nem mesmo parou para olhar para si mesmo. – Ela sumiu e Jeremias ficou lá parado, pensando no que ela disse por alguns instantes, e voltou a vagar sem rumo.
- Esse pessoal acha que sabe da vida dos outros. Que se dane, vou continuar a me vingar daquele maldito até ele morrer.
Jeremias lembrou de Helena. Seu pensamento foi tão forte e as lembranças vieram com tanta força que ele foi transportado para onde ela estava. Ele não via, mas o espírito que recém o falava estava ao seu lado invisível para ele acompanhando tudo que ele fazia.
- Helena, minha nossa!
Por um instante, Helena saiu de seu transe. Ela sentiu a presença de alguém e olhou para trás. De um pulo, Jeremias se escondeu e vagarosamente ela voltou para seu estado sonâmbulo.
- Meu Deus, que lugar é esse, e por que Helena está desse jeito? Ela que foi sempre bonita e esperta. Parece até um zumbi, e o que é aquilo escorrendo de seus pulsos? Preciso sair daqui.
Jeremias correu na direção contrária e, por mais longe que fosse, aquele lugar nunca acabava. Seu terreno lamacento e fétido continuava num infinito. Ele encontrou outras pessoas em estados parecidos com o de Helena. tentou aborda-los, mas começou a ser agarrado, eles o chamavam de assassino, ele rolou pela lama se esquivando e nadou por um rio que mais parecia uma fossa.
- Meu Deus alguém me ajude, me tirem daqui pelo amor.
Ela não se fez visível, mas lhe falou em pensamento.
- Você é responsável pelas suas escolhas e elas às vezes agem direta ou indiretamente na vida de outras pessoas. Você está o que você vive.
- Não entendo, o que quer dizer?
- Quer dizer, Jeremias, que desde que estava encarnado você já estava no umbral de suas escolhas: adultério, chantagem. Poucos eram os pensamentos bons que você tinha enquanto na carne.
- Mas eu morri.
- E a vida continua, não é mesmo? E somos aqui como fomos lá, sem tirar nem pôr. Nosso corpo físico foi embora, mas nossa individualidade continua intacta, ou você acha que a morte era o fim e que Deus criou tudo isso sem um motivo?
- E onde estou? Como saio daqui?
- Mudando seus pensamentos e atitudes. O umbral é o lugar por onde os espíritos que ainda precisam passam para relembrar o que importa, para tirar todo peso que está em seus ombros, para se arrepender de seus atos e muitas outras coisas, Jeremias.
- Você está dizendo que eu sou culpado e que mereço isso? Eu fui morto! E Helena, bem, ela se matou sozinha, eu nem toquei nela.
- Basicamente há duas formas de aprender, Jeremias: pelo amor e pela dor. Aqueles que não conseguem aprender pelo amor que lhe é oferecido, acabam aprendendo pela dor. Por mais que pareça injusta, é a pura misericórdia de Deus para com seus filhos que ainda trilham o caminho das escolhas erradas.
- Aqueles caras lá atrás estão piores do que eu e ainda assim me chama de assassino. Eu não sou nada disso, eu sou a vítima aqui.
- Será mesmo? Eu não posso te ajudar agora, Jeremias. Foi-lhe dada uma oportunidade, foi dado amor e você escolheu a dor. Desejo do fundo do coração que você se ache novamente. Sei que você pode reencontrar o amor dentro de si.
- Não vá embora! Apareça, volta aqui, sua maldita! Fala todas essas besteiras e depois foge. Que se dane, vou sair daqui do meu jeito.
Jeremias andou e andou por vários e longos dias. Não sabia se era noite ou dia. Sentia fome e frio. Conseguiu alguns machucados ao longo do caminho e teve que começar a andar com um galho improvisado de muleta. Sua aparência a cada dia parecia mais como a de um morador do umbral, e se olhasse seu reflexo não se reconheceria. Brigou e ficou amigo de outros espíritos com pensamento em comum ali no umbral e, apesar do cansaço que sentia por tudo aquilo, não amolecia seu coração.
- Você acha que ele vai se abrir para alguém?
- Me diga você, Lucas, quando você passou por aqui o que lhe trouxe de volta à razão?
- Aqueles foram tempos difíceis, Raquel. Passei muitas vezes por aqui e já havia desistido, mas Deus é bom demais para com seus filhos para deixar uma ovelha desgarrada. Eu aprendi que sozinhos não somos ninguém, e que às vezes precisamos esticar a mão não só para ajudar, mas também para receber ajuda. Acredito que quando ele deixar o orgulho de lado e entender que a humildade abre portas as coisas irão mudar.
Eles continuaram conversando enquanto Jeremias procurava algum lugar para se abrigar. O machucado na perna não sarava e começava a escurecer a parte onde sofrera o corte. Ele tentava da melhor forma limpar a ferida, mas desde que chegou ali a única água que considerou limpa era a da chuva que às vezes lavava todo o umbral. Ele enrolou de novo o pano e apertou o máximo que pôde a ferida, que voltou a sangrar. A dor foi tão forte que ele bambeou e caiu desacordado de cara no chão.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As escolhas de cada um
SpiritualOlho por olho, dente por dente. Foi assim que Carlos tomou uma das escolhas mais difícies de sua vida. Quando os preceitos são relevantes, a esfera divina que assiste os encarnados trabalha para que todo a programação siga de acordo. Porem as vezes...