Alguns golpes de capoeira:

141 8 0
                                    

Esquivas - É um movimento característico de capoeira no qual o praticante leva as duas mãos ao solo subindo imediatamente as duas pernas, geralmente esticadas e caindo geralmente de pé.

Meia-lua de frente- Consiste em lançar a perna de trás, esticada, num movimento de rotação, de fora para dentro. A parte que toca o adversário é a parte interna do pé.

Rabo-de-Arraia- É um salto mortal dado para frente. No giro, os calcanhares visam a cabeça ou o tórax do adversário. Pode ser aplicado com as mãos no solo ou não.

Galopante- É um golpe traumático que consiste na aplicação de uma das mãos em forma de concha, no ouvido do adversário.

Boca-de-Calça- É um golpe no qual o praticante leva as duas mãos aos pés ou pernas do adversário, puxando-os com as mãos para a frente, fazendo com que ele caia para trás.

Cutilas- Faz-se um movimento de giro com o antebraço, de cima para baixo e de dentro para fora. A parte que apara ou golpeia é a parte lateral externa do punho.

Negativa- Um tipo variado de esquiva.

Ponteira- Movimento simples, chutando-se o adversário com a ponta do pé, estando totalmente de frente e esticando-se a perna.

Rasteira- É um movimento de capoeira com o qual o praticante busca desequilibrar seu adversário, abaixando-se e aplicando um rapa com o pé, o pé passa rente ao chão.

Meia lua - Movimento em que os capoeiristas erguem o pé, empurrando-o para fora e puxa-o para dentro em forma de uma meia lua. O objetivo é acertar a cabeça do adversário com a lateral interna do pé.

Martelo: ergue-se a perna procurando atingir o adversário com a parte superior do pé.

Chapa de costas- Neste movimento o capoeira se abaixa até o solo, numa posição próxima à da meia lua de compasso, quando então desfere um golpe idêntico à chapa lateral, agora contando com o apoio das duas mãos ao solo e se aproveitando do fato de estar de costas para o adversário.

*Toques- As variações musicais do berimbau são os vários toques executados pelo tocador para definir o tipo de jogo que será feito na roda.

*Toque cavalaria- Uma variação musical do berimbau é o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiristas da chegada do feitor e na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para avisar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.

 Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiristas da chegada do feitor e na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para avisar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.
O FILHO DO SENHORWhere stories live. Discover now