Capítulo 7 (parte 2)

132 44 8
                                    



Título: "Uma escritora além do seu tempo"

Clarice Lispector não era uma autora como outra qualquer. Escritores comuns procuram palavras para formarem seus textos, mas com ela parecia acontecer o oposto: as palavras a procuravam para lhe dar de presente os mais belos e profundos pensamentos. Ler Clarice é mergulhar em um mundo altamente inquieto.

Autora de romances, contos e ensaios premiados, sendo considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século vinte, sua principal característica era a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano. O objetivo de Clarice em suas obras, que estão repletas de cenas rotineiras e simples, era atingir as regiões mais profundas da mente dos seus personagens para captar complexos mecanismos psicológicos. E foi exatamente essa procura que determinou as características específicas de seu estilo; para ela, numa história, o enredo sempre teve importância secundária.

Eu fico imaginando se ela ainda estivesse viva nos dias de hoje, quais seriam suas impressões sobre nós mulheres? O modo recatado de esposa modelo e submissa de algumas de suas personagens, como a Laura do conto "A imitação da Rosa", do premiado livro "Laços de família", por exemplo, era uma visão da sua época. Mas como ela retrataria uma mulher moderna, que disputa praticamente de igual para igual o mercado de trabalho com os homens? Como ela enxergaria a explosão da liberdade sexual dos nossos dias?

Com certeza, se ainda estivesse entre nós, criaria textos que nos levariam a repensar muitas das nossas atitudes. 



* Obrigado por estar acompanhando minha história!

* Postagens sempre ás terças e sextas.

* Por favor, não esqueça da estrelinha, caso estejam gostando da trama.

* Nota: Por favor compartilhe, de preferência em grupos de leituras, para que outras pessoas possam conhecer meu trabalho. Obrigado!!!

Sir Best Sellers "Uma adorável blogueira literária"Where stories live. Discover now