Ansiedade na multidão

213 87 41
                                    

Imagine uma longa avenida, por onde dezenas de pessoas passam a todo momento, como num clipe de uma música ou no começo de um filme. Imaginou? Fascinante não? Todos os passos em câmera lenta, inúmeras pessoas andando pra lá e pra cá.
Algumas pessoas não se importam em estar nesse meio, é simplesmente natural, e eu queria fingir que para mim também é, mas minha mente insiste em criar um sinal de alerta.

Antes de sair de casa eu percorri todo o caminho em minha mente, tentei criar um espaço seguro, com pessoas que não me notariam. Mas agora que coloquei-me de corpo e alma presente nesse lugar que me convém estar, o coração acelera e simplesmente não posso me sentir segura, meu desejo é dar meia voltar e correr para um lugar em que eu possa me esconder do mundo.
Arrependimentos e oportunidades perdidas por não conseguir decidir e por deixar que o medo e a insegurança predominem sobre mim, tais adversidades me são comum, mas hoje eu resolvi sair, e cá estou no calçadão mais pavimentado da cidade, seguindo rumo à uma entrevista de emprego, talvez faça isso por nada, pois eu sei, lá no fundo que serei reprovada.
Tenho a necessidade neurótica de seguir todo o roteiro criado em minha mente, mas chegada a hora, tropeço nas palavras que saem fora de frases e o que eu queria falar já nem me lembro.
Causa-me certo medo pessoas que esbanjam autoridade, tenho medo do entrevistador e das pessoas da empresa, e só de pensar que estarei defronte à eles, fico extremamente nervosa.
Eu sei, sei o quão irracional eu sou, e isso só faz com que eu odeie mais ainda a mim mesma.
Mas antes de chegar na empresa, mil pensamentos me assaltam e me levam pro mais alto nível da ansiedade.
Ah, a multidão, me causa agonia, tanta gente se aglomerado ao meu redor, e não, não é que eu não goste de pessoas, na verdade, e por mais incrível que pareça, eu as amo, apenas nunca aprendi a lidar com elas. Dentre a multidão, seus olhares me circundam, fazendo com que eu sinta o amargo gosto do julgamento.
E perdida na multidão estou, não sei mais para onde vou, e nem quem sou.

 
*

Muita gente acaba confundindo/associando a fobia social à tão famosa e indesejável timidez. Causa certa confusão sim, pelo fato da fobia social ter as características da timidez, porém a fobia social engloba muito mais, além de ser uma doença tão séria quanto as outras e que deve ser tratada. Por isso ambas devem ser claramente distinguidas.

Para que entendam melhor do assunto, coloquei um curta-metragem abaixo, interpretado pela atriz Kat Napiorkowska, ela tem fobia social e começou um canal no YouTube, onde disponibiliza seus curtas-metragens e vídeos que abordam as doenças psicossomáticas.

DesvanecendoWhere stories live. Discover now