Every day I need you

209 27 35
                                    


Jiwoo comeu seu desjejum enquanto lia a peça. Era algo tão antigo, mas a Kim lembrava-se de estudar em história. O enredo havia sido escrito no renascimento inglês. Fazia muito tempo e era bem longe dali.

- Yves, onde fica Chipre?

- Chipre é uma ilha no oriente médio, Jiwoo, na região leste do Mediterrâneo.

- Obrigada. – Disse docente, olhando no relógio e podendo visualizar o mapa do mediterrâneo na pequena tela.

- Não tem de que. – Depois de uma breve pausa continuou. - Ah, Heejin acabou de chegar.

- Pode abrir a porta pra ela, Yves, por favor. – Bloqueou o celular, pegou a maleta com o tablet e se levantou.

Jeon Heejin entrou, com roupas bem parecidas com a da Kim, exceto pela saia lápis.

- Oi Jiwoo. – A mais nova a cumprimentou.

- Oi Hee. – Sorriu para a garota e depois olhou o holograma da sua secretária pessoal que a encarava com uma careta descontente. Jiwoo nunca tinha visto aquela expressão antes, mas não deu bola. – Yves, deixe todos os sistemas em descanso ou desligados. Vamos?

Ficou de frente para a colega de trabalho, a máquina sorriu e acenou positivamente.

- Vamos passar pra tomar café? – A Jeon perguntou.

- Ela já comeu. – Yves respondeu antes que a Kim pudesse. O sorriso de Heejin diminuiu e o holograma parecia contente.

- É verdade que já comi, mas cafeína me faria bem. – Sorriu para a colega e pode jurar que escutara alguém bufar.

- Pegou o guarda-chuva, ou capa? – Yves falou alto antes da porta fechar. Sorriu com a preocupação da assistente.

- Já ta dentro da maleta. – Gritou de volta.

Saiu do apartamento e as duas foram em direção ao café. Heejin fez o pedido pelo celular e elas só tinham que buscar.

- Hye não é como a sua assistente, as vezes a voz dela me da medo. – Heejin confessou. Hye era a sua versão da Yves. Significava humanoid your electronic* e foi criada pela empresa rival da BBC, a Mobius.

- Eu tenho a Yves só há algumas semanas e ela é super prestativa.

- Eu vi, ela cuida até se você já comeu. – Deu uma risada fraca. Jiwoo deu de ombros e as duas ficaram em silêncio. A Kim não sabia o que falar. Então começou a mexer no celular, verificando os dados que ia apresentar pra sua chefe, Jo Haseul.

Heejin era uma das únicas pessoas com quem Jiwoo mantinha contato fisicamente. Era a única pessoa que a Kim podia chamar de amiga, mas a verdade é que elas não tinham muito em comum. E era difícil tentar manter assunto, embora a mais nova tentasse. Tentasse muito. A Kim ficou rolando as timelines das redes sociais enquanto respondia as vezes com um sim, não, talvez ou fingia interesse. Comentou algumas fotos, posts, de amigas e amigos virtuais de diferentes lugares do mundo. Chegando no café, que era mais como um drive thru, onde a Jeon entrou na pequena fila e retornou minutos depois com dois copos. Jiwoo tomou um gole grande, só então lembrando que não tinha dito como gostava do café para a mais nova. Fez uma careta.

- É um expresso?

- Sim, eu gosto de começar o dia com café preto e forte. Como você disse que queria cafeína, eu assumi... – O rosto da garota estava desanimada e antes que ela terminasse a frase a Kim a tranquilizou.

- Ta tudo bem, eu gosto. – Era mentira, Jiwoo gostava de creme, doce, baunilha e chocolate no seu café. Yves saberia disso, mas Heejin não. Pensando em Yves, a Kim resolveu entrar no chat da assistente.

Jiwoo: "Oi Yves."

Yves: "Olá Jiwoo, como posso ser útil?"

Jiwoo: "Me diz alguma curiosidade sobre Shakespeare."

Yves: "Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado em sua própria época, mas sua reputação só viria a atingir o nível em que se encontra hoje no século XIX. Os românticos, especialmente, aclamaram a genialidade de Shakespeare."

Jiwoo: "Me diz alguma citação romântica dele"

A Kim podia nunca ter tido um relacionamento romântico fora da internet, mas já havia namorado virtualmente e até feito sexting. Fora que entre todos os gêneros literários, romance era um que lhe agradava especialmente.

Yves: "O amor é fumo de um suspiro em chama

Que faz brilhar os olhos de quem ama. – Romeo e Julieta"

Jiwoo segurou a respiração. Aquilo não era uma conversa, era uma pesquisa, como colocar no google e esperar os resultados dos sites. Porém, ela lia as mensagens imaginando a voz de Yves e era difícil lembrar a si mesma que aquilo não era uma conversa com alguém de uma rede social. Era sua assistente.

Yves: "Você gostou?"

A mensagem pegou Jiwoo de surpresa. Geralmente Yves perguntava se ela podia ajudar com mais alguma coisa. Mas nunca se ela tinha gostado do que a assistente tenha dito.

Jiwoo: "Eu acho Romeu e Julita superestimado"

Yves: "Mas você está sorrindo, sua resposta facial foi positiva."

- Você ta vendo vídeo de animais? – Heejin perguntou a cutucando de leve. Jiwoo levou um susto e bloqueou a tela do celular, o guardando na bolsa. – Tava sorrindo pra tela.

Elas estavam chegando no metrô, Jiwoo colocou o copo quase cheio de café no lixo, já estava gelado.

- Ah não foi nada. Vamos pegar o trem?

As duas seguiram à estação, passando o relógio pra pagar na catraca e indo pegar o metrô. Jiwoo não pegou no celular. Heejin estava falando sobre os jogos que ela tinha jogado no virtual paradise, mas a Kim não prestava atenção, estava pensando na pergunta de Yves. Ela havia gostado da conversa com Yves? Ou melhor, há quanto tempo ela vinha gostando da presença da assistente eletrônica?

Repassou as últimas três semanas no seu pensamento. Yves tinha chegado e feito o trabalho que geralmente uma assistente regular fazia. Todo dia repassava seus compromissos. Dia como estaria o tempo. Abria as janelas e destacava o guarda roupa. Pedia seu café. Verificava as necessidades de Chuu e garantia que Jiwoo cumprisse todos seus compromissos. A noite fazia companhia nas maratonas de séries, filmes e jogos.

A diferença estava nas palavras.

Quando falava do tempo Yves dizia "Hoje a luz do sol se espreita entre as nuvens.". Pedia comida para Jiwoo com tanto cuidado para acertar, era difícil lembrar que era uma máquina que tinha pedido. Falando das maratonas ela não parecia só programar, mas sim fazer companhia.

Jiwoo sentiu um frio na barriga. O que estava acontecendo entre ela e a secretaria eletrônica?  

Y.V.E.S. - Your Virtual Expert Secretary  (Chuuves)Onde histórias criam vida. Descubra agora