3. Gringotes, o Banco dos Bruxos

19 2 0
                                    


Gringotes, o Banco dos Bruxos

Gringotts Bank

O banco do mundo bruxo é um grande prédio branco, com portas de ouro e pisos de mármore localizado no Beco Diagonal e dirigido por duendes.

Com cofres localizados no subterrâneo do banco e se estendendo por quilômetros abaixo de Londres, é um dos lugares mais seguros do mundo bruxo, razão pela qual é tão confiável para os muitos bruxos que guardam seu dinheiro ou pertences valiosos em seus cofres.

O Gringotts Bank (Banco Gringotes no Brasil e Banco Gringotts em Portugal) é o banco, com filiais em vários países. Ele fica num edifício de mármore branco, localizado no Beco Diagonal Hagrid diz, em Harry Potter e a Pedra Filosofal, que é o único banco dos bruxos ("Este é o lugar mais seguro para se guardar dinheiro, ouro ou documentos e quem sabe outros valores")

"Entrem, estranhos, mas prestem atenção

Ao que espera o pecado da ambição,

Porque os que tiram o que não ganharam

Terão é que pagar muito caro,

Assim, se procuram sob o nosso chão

Um tesouro que nunca enterraram,

Ladrão, você foi avisado, cuidado,

pois vai encontrar mais do que procurou."

Com diferentes tipos de contas, os cofres de segurança mínima podem ser abertos com uma pequena chave dourada. Outros, mais importantes, só podem ser abertos por duendes que trabalham por lá e, cofres de segurança máxima, possuem dragões de segurança em suas portas.

Caso qualquer um tente invadir algum dos cofres, é sugado imediatamente para dentro dele, trancado. A cada 10 anos os duendes do banco verificam cada um dos cofres para saber se houve algum ladrão desastrado que tentou a sorte com o banco. Os cofres de segurança máxima ou de pessoas importantes são guardados por dragões, além das portas que sugam.

É o único banco do mundo bruxo. Foi criado pelo duende Gringote. É administrado e operado por duendes. Além de armazenar dinheiro, pode-se também trocar dinheiro trouxa por dinheiro bruxo, e vice-versa.

" Gringotes é o lugar mais seguro do mundo para guardar qualquer coisa que você quer que fique segura – com exceção talvez de Hogwarts." (Editora Rocco)

" Gringotts é o lugar mais seguro do mundo para guardar seja o que for; com excepção talvez de Hogwarts." (Presença)

Atravessando essas portas você desemboca num grande saguão de mármore. Lá, existem mais de cem duendes sentados em bancos altos atrás de um longo balcão, escrevendo em grandes livros-caixas, pesando moedas em balanças de latão, examinando pedras preciosas com óculos de joalheiro. Em Gringotts é possível fazer câmbio, trocar dinheiro de trouxas por dinheiro de bruxos.

Nesse saguão há um grande número de portas, todas guardadas por duendes, que acompanham as pessoas que entram ou saem. Ultrapassando essas portas, nada mais de mármore, e sim passagens estreitas de pedras, na descendente, iluminadas por archotes, que levam aos cofres no subsolo. Um duende serve de guia nesse labirinto, pilotando um vagonete que ele chama com um assobio. Na verdade parece que o vagonete anda sozinho e em alta velocidade.

Os cofres, que são mais de setecentos, podem ser abertos de várias maneiras. Os comuns usam uma chave pequena. Os de alta segurança possuem encantamentos nas portas e não têm fechaduras. O cofre de onde Hagrid tirou a pedra filosofal, por exemplo, pertence a Dumbledore, seu número é 713 e foi aberto com magia. O duende alisou a porta com seu dedo comprido e ela se dissolveu mas, se alguém que não fosse um duende de Gringotts tentasse fazer isso, seria engolido pela porta e ficaria preso lá dentro.

Curiosidades Sobre o Universo da MagiaWhere stories live. Discover now