CAPÍTULO 33

97 7 1
                                    

No dia seguinte a essa segunda-feira, estando Earnshaw ainda incapaz de se entregar às tarefas habituais, e tendo, por isso, ficado dentro de casa, depressa compreendi que já não me era possível, manter a minha pupila junto de mim como até aqui.

Veio para baixo antes de mim e saiu para o quintal, onde avistara o primo às voltas com um trabalho de pouca dificuldade. Porém, quando os fui chamar para o pequeno almoço, vi que ela o convencera a limpar uma vasta área de groselheiras e mirtilos, e que estavam os dois muito entretidos a planear trazer da Granja novas plantas. Fiquei aterrada com a devastação levada a cabo naquela escassa meia-hora; os mirtilos eram as meninas dos olhos de Joseph e ela tinha resolvido de repente construir ali no meio um canteiro de flores!

--Sim, senhor! --exclamei. O patrão vai saber disto assim que o Joseph descobrir, e que desculpa vão dar para terem tomado tais liberdades com o quintal? Vai ser o bom e o bonito, ora se vai! Muito me admira, Mr. Hareton, que tenha tido tão pouco siso para fazer uma coisa destas a pedido dela!

--Esqueci-me de que eram do Joseph desculpou-se --Earnshaw, muito atrapalhado. --Mas eu digo-lhe que fui eu.

Tomávamos sempre as refeições com Mr. Heathcliff, e eu substituía a minha jovem patroa a trinchar a carne e a servir o chá; a minha presença à mesa era, por isso, indispensável. Catherine sentava-se geralmente ao meu lado, mas nesse dia chegou-se mais para junto do Hareton, e percebi que não seria mais discreta nas suas afeições do que era na sua hostilidade.

--Veja lá se não dá demasiada atenção ao seu primo --segredei-lhe, quando entramos na sala. --Isso vai aborrecer Mr. Heathcliff e pô-lo furioso com os dois.

--Não vou dar --respondeu.

Porém, a primeira coisa que fez foi chegar-se para ele e começar a meter-lhe prímulas em botão nas papas de aveia.

Ele nem abriu a boca e mal se atrevia a olhar para ela; ela, no entanto, continuou a provocá-lo até ele já não poder conter o riso; olhei-a muito séria, e ela então virou-se para o patrão, que, via-se pela cara, estava mais preocupado com outras coisas do que com a presença do Hareton, e pôs-se também muito séria por um instante, observando-o com toda a atenção, posto o que se voltou para o outro lado e recomeçou com os disparates; até que Hareton, sem poder mais, deixou escapar uma risada.

Mr. Heathcliff sobressaltou-se; os seus olhos percorreram num ápice os nossos rostos e Catherine enfrentou-o com aquele seu olhar nervoso e, não obstante, desafiador, que ele tanto abominava.

--Ainda bem que não está ao meu alcance --exclamou. --Que bicho lhe mordeu para se pôr a olhar para mim dessa maneira, com esses olhos de diaba? Olhos para baixo! E que eu não dê mais pela sua presença. Julguei que já se tinha curado dessa sua mania de rir por tudo e por nada!

--Fui eu --murmurou Hareton.

--Que dizes? --perguntou o patrão.

Hareton pausou os olhos no prato e não repetiu a confissão. Mr. Heathcliff fitou-o por um instante e, depois, silenciosamente, voltou ao seu pequeno almoço e à meditação interrompida.

Estávamos quase a acabar, e os dois jovens já se tinham prudentemente afastado, pelo que não era de prever que mais alguma coisa acontecesse. Eis senão quando, surge Joseph entre portas, deixando bem patente pelo lábio trémulo e o olhar colérico que já tinha detectado a afronta cometida contra os seus preciosos arbustos. Devia ter visto Cathy e o primo no local antes de lá ter ido inspecioná-lo, pois foi assim que começou, de queixo a tremer como uma vaca a ruminar, e sem deixar perceber metade do que dizia:

--Quero o meu dinheiro, e vou embora! Bem m.agradava morrer onde servi sessenta anos; fazia tenção de levar os meus livros pro sótão, e todos os meus trastes, e deixar-lhes a cozinha pra eles, pra eu ter paz e sossego. Ia custar-me deixar o meu canto à lareira, mas isso eu .inda fazia! Mas tirarem-m.o meu jardim, por minha fé, isso eu não vou aguentar! O senhor que aguente se quiser. Isto pra :, mim não serve, e burro velho não aprende línguas. Antes ir ganhar o pão na estrada de maço na mão!

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë (COMPLETO)Onde as histórias ganham vida. Descobre agora