INTRODUÇÃO

34 0 0
                                    

Por volta de 1487, foi publicado o livro "Malleus Maleficarum", pelos dominicanos Heinrich Kraemer e James Sprenger, tal livro mais tarde se tornaria o "guia" da inquisição durante a caça às bruxas. A obra dizia que bruxaria seria algo exclusivo do sexo feminino por conta de "uma falha na formação da primeira mulher, por ela ser criada a partir de uma costela recurva, ou seja, uma costela no peito, cuja curvatura é, por assim dizer, contrária à retidas do homem." A bruxaria foi considerada uma pratica demoníaca e a mulher seria o principal agente do demônio.

Em quase toda a Europa a porcentagem de mulheres mortas por acusações de bruxaria excedeu 75% dos casos, em algumas localidades chegaram a responder por 90% das acusações. As escolhidas e acusadas eram basicamente as rejeitavas socialmente (deficientes, viúvas, velhas..), as bonitas, a ponto de causar desejos nos homens compromissados e as curandeiras.

. Petronilla de Meth

Foi a primeira mulher britânica da
história a ser sentenciada por heresia. Sendo condenada a morte em meados do século 14.

. Família Pappenheimer

Composta pelo casal Paulus e Anna, seus filhos Hansel, Michel e Grumpprechit, que tinham 10, 20 e 22 anos, no século 16.

. Bridget Bishop

1692, 60 anos, em Salem.

. George Burroughs

1692, 42 anos, em Salem. Era um pastor.

. Giles Corey

1692, 42 anos, em Salem.

. Mima Renard

1692, São Paulo Colônia. Prostituta, foi acusada pelas mulheres de seus clientes de enfeitiçar os homens, sendo queimada viva.

. Ursulina de Jesus

1754, São Paulo Colônia. Acusada por seu marido de retirar a sua virilidade, evitando que ele tivesse filhos. Foi queimada viva.

Esses são alguns nomes de pessoas mortas por conta de boatos. Mulheres foram mortas por serem bonitas, curandeiras foram mortas por em um parto de risco não conseguir salvar os dois, outras foram mortas por conta de seus maridos e outras cercadas por multidões, torturadas até a morte e depois queimadas. Teve homens mortos também, mas não tanto quanto as mulheres. Uma época em que a intolerância falava mais alto e a falta de informação também. Marcas de nascença, pintas, sardas, verrugas.. Ambas eram chamadas de "marca do Diabo." E agora, muitos não pesquisam sobre o assunto e por conta da mídia, assemelham lindas mulheres a velhas imundas, caldeirão com gosmas verdes e por aí vai..
Nunca se perguntaram por que elas tinham gatos? Não né. Simplesmente porque eles foram associados ao demônio e eram perseguidos como elas, cachorros já foram mortos enforcados, gatos também, a maioria gatos. Criaturas fantásticas sendo mortos. O engraçado é que, para esse
povo, a heresia era o que eles queriam que fosse. Um simples boato, levava pessoas a morrer na fogueira. E eu me pergunto, se elas nunca julgaram as religiões alheias, mas por que as julgam até nos dias de hoje? Nunca fizeram mal a alguém ou
animal, mas, por que por simples boatos, as fizeram mal? Então, decidi mudar a imagem que passam delas para vocês... Esta é a história não contada das Bruxas de Salem.

SALEMWhere stories live. Discover now