Capítulo 1 - Aplicações

188 33 0
                                    

A resposta simples para a pergunta "por que os edifícios ficam de pé?" é:

A evolução do material mais usado no mundo, atualmente: o Cimento. Sua junção com agregados, adições e aditivos, nos proporciona uma infinidade de tipos de concretos e formas de aplicação.

A escolha dos sistemas construtivos é um dos principais passos em prol a melhor solução. Sob aspectos variados: estrutural, econômico, mão de obra disponível, estética, entre outros.

Tipos de lajes de concreto:

Tipos de lajes de concreto:

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

1. Laje Maciça

Integralmente concebida no processo de obra, com espessuras que normalmente variam de 7 a 15 cm. É empregada em construções de pequeno a médio porte, residencial e comercial. Pela grande quantidade de material utilizado, há custo elevado no valor total da obra e maior geração de resíduos.

2. Laje Cogumelo

As lajes tipo cogumelo são aquelas apoiadas diretamente sobre pilares. Podem ser maciças, de concreto armado ou protendido, formando lajes nervuradas. A principal desvantagem dar-se á maior espessura das lajes e, consequentemente, alto consumo material de concreto e aço, que em muitos casos, pode inviabilizar sua aplicação no projeto. 

3. Laje Nervurada

Neste tipo de laje, a zona de tração é constituída por nervuras, o espaço entre as nervuras pode ficar vazio ou podem ser colocados elementos inertes, tais como blocos de cerâmica, de concreto celular, ou de EPS (isopor), que não contribuem para a resistência final.

Neste tipo de laje, a zona de tração é constituída por nervuras, o espaço entre as nervuras pode ficar vazio ou podem ser colocados elementos inertes, tais como blocos de cerâmica, de concreto celular, ou de EPS (isopor), que não contribuem para a...

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Lajes pré-fabricadas / pré-moldadas

1. Laje com vigotas de concreto armado e lajotas cerâmicas

O sistema é constituído por vigotas pré-moldadas em concreto, cuja armadura absorverá os esforços de tração, lajotas cerâmicas para fechamento e uma capa superior de concreto. É uma opção eficiente e de baixo custo se comparada a outros tipos de laje.

2. Laje treliçada

É um sistema constituído por uma laje nervurada, unidirecional, onde as vigotas treliçadas são intercaladas com elementos inertes em conjunto a uma capa de concreto. Tem baixo valor de comercialização, o sistema permite rapidez construtiva, dispensa mão de obra especializada e apresenta leveza.

Incríveis possibilidades do cimentoWhere stories live. Discover now