Cabeça

4.6K 254 14
                                    

LEVE INCLINAÇÃO LATERAL DA CABEÇA: Indica atenção e/ou admiração. Se o ouvinte inclina levemente a cabeça enquanto ouve o locutor, o corpo está informando gestualmente que o sujeito está achando o assunto muito interessante.

CABEÇA LEVEMENTE INCLINADA PARA BAIXO: Indica autoestima afetada, arrependimento, culpa e/ou tristeza. Pessoas incomodadas por pensamentos tristes tendem a manter a cabeça um pouco abaixada como sinal inconsciente de sensação de inferioridade aos outros ou reflexão profunda.

CABEÇA MUITO INCLINADA PARA BAIXO: Indica baixíssima autoestima e/ou tristeza profunda. Pessoas cabisbaixas buscam inconscientemente esconder seu rosto dos outros. É uma tentativa de não ser notado, pois a mente exige um tempo de reflexão. Também pode ser uma tentativa inconsciente de não se expor, por vergonha de si mesmo.

CABEÇA SEMPRE ERGUIDA: Indica boa autoestima e/ou orgulho exacerbado. Indivíduos que caminham frequentemente de cabeça erguida demonstram uma boa autoestima, pois não carregam consigo medo ou vergonha da exposição. Pessoas muito orgulhosas tendem a abaixar a cabeça raríssimas vezes por interpretar este ato, de forma inconsciente, como um sinal de fraqueza.

LEVES MOVIMENTOS HORIZONTAIS: Indicam desprezo pelo locutor e/ou desacordo com o que está sendo dito. Em todas as culturas do mundo, o movimento horizontal da cabeça de um lado para o outro simboliza um pensamento negativo ou de desacordo. Muitas pessoas não conseguem impedir leves movimentos horizontais da cabeça ao não concordar com algo ou ao sentir desprezo por outrem.

LEVES MOVIMENTOS VERTICAIS: Indicam concordância com o locutor. Ao contrário dos movimentos horizontais, os verticais indicam pensamentos positivos quanto a quem está falando ou ao que está sendo dito.

COÇAR A CABEÇA: Indica dúvida. Ainda não se sabe exatamente o processo inconsciente que leva o indivíduo a coçar a cabeça diante de uma dúvida, mas é fato que este gesto está diretamente ligado ao instinto animal humano.

Detectando Emoções: Descubra os poderes da linguagem corporal (5ª ed.)Where stories live. Discover now