Valores da Inclusão.

35 2 0
                                    


INÍCIO. 01. -  18.10.20

Por: Isabela Santana. Se gostar, deixe uma estrelinha.


Precisamos tratar de um mal que vive em nossa sociedade, acredito que, como seres viventes de uma sociedade moderna, não precisaríamos passar por determinada situação: A exclusão social¹. Não digo somente no âmbito educacional, que é o que vamos tratar muito por aqui, mas falo sobre a sociedade geral, tendo como alvo os pequenos grupos sociais fragilizados ou abandonados.

Nas escolas, é possível enxergar a exclusão de portadores de alguma deficiência (Motora, Física e Mental) nas pequenas coisas, que devemos nos manter atentos, como exemplo: Falta de profissionais capacitados para lidarem com isso, a falta de acessibilidade ao aluno, que é nosso maior problema. Muitas vezes a estrutura escolar conta com profissionais capacitados mas não com material pedagógico para estar trabalhando com a necessidade do aluno. E devemos exigir sim, isso das escolas regulares, como algo primordial.

Leis Federais, Capítulo V da educação especial, artigo 58:

§ 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

§ 2º O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular

Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:

I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

IV - educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;

V - acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.

São leis, que devem ser exigidas e se quiserem saber mais sobre, disponibilizarei o link nas notas finais.

A exclusão social, tem impactado e muito, pois quando não são incluídos no convívio social as pessoas denominadas normais, estranham alguém diferente do comum e como experiência própria relatarei um caso, para que vocês tenham a noção da grandeza disso, tanto positiva, quanto negativa.

Eu tinha um irmão gêmeo, ele se chamava Dyogo e tínhamos onze anos, quando finalmente ele conseguiu frequentar uma escola regular, foi uma luta tremenda para conseguirmos que as adaptações fossem executadas, ele era portador de Paralisia Cerebral² e a única criança especial daquela escola pública.

Ele foi alvo de muitos olhares, algumas pessoas se encantaram por ele, outras nem tanto, achavam estranho e até surgiam comentários negativos sobre como era sua aparência.

E com toda sua pureza, eu vi, ele sorrir pra uma certa aluna, com sua falta de conhecimento disse maldosamente ao seu respeito.

Se essas pessoas não forem incluídas na sociedade, coisas como essas serão comum e não estamos lutando para que isso seja comum, pois eu não acho comum atitudes que excluem uma pessoas apenas por sua condição, raça, cor, aparência entre outros fatores. Isso não pode ser comum. Acredito que o tempo que estamos vivendo, seja para revolucionar e não retroceder e a arma principal para que isso seja feito, é o conhecimento. Sem conhecimento dos seus direitos, você não vai poder lutar pela inclusão, sem conhecimento a revolução e a evolução não acontece.

Você que vive fora da caixa social, tem que fazer barulho sim, pois somos pequenos do lado de fora, se quisermos sermos ouvidos, temos que gritar, lutar e chamar a atenção do povo do lado de dentro para nós. Não digo isso apenas para a minoria, isso serve para familiares, amigos e pessoas próximas a pessoas excluídas, juntos somos fortes, com toda certeza.

Em momento algum será fácil, muitas vezes será nossas vozes contra o sistema, teremos que ouvir e ver muitos olhares, mas seguimos lutando, talvez essa mudança não seja hoje, ou amanhã, em algum momento veremos, aos poucos, mas ela vai acontecer.

E a exclusão, não está presente apenas nas escolas ou em alguns contextos sociais, ela vive lá em cima, sob a mesa da classe dominante, quando é negado remédios caríssimos para uma criança, adulto, ou idoso. Para eles somos apenas mais um, um entre milhares.

Obs: Segundo o site: https://basilenassin.jusbrasil.com.br/artigos/112198579/direito-da-saude-o-estado-tem-o-dever-de-fornecer-tratamento

''Na hipótese de certo medicamento não ser fornecido gratuitamente pelo Poder Público, pode-se utilizar o Poder Judiciário para requerer o tratamento para sua moléstia, baseando sua pretensão no direito à saúde, garantido pela Constituição Federal.''

( Para saber mais, procure orientações de um profissional ).

Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida...

E agora, vamos falar de algo, que é extremamente importante:

Inclusão Social, o que é?

Inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos.(Fonte: Wikipédia)

A inclusão tem muitos benefícios, em diversos contextos, um exemplo : Empresas, tendo alguém como minoria na empresa, dá uma grande abertura para que possa ser feitas adaptações principalmente em seus produtos, que acaba sendo um grande diferencial, fora a enorme bagagem de aprendizados que essa empresa terá, para lidar com outras coisas completamente aberta às ideias.

No meio educacional, não é muito diferente, na escola, a inclusão ajuda o aluno deficiente ou ''diferente'' com a apreciação pela diversidade humana, tanto pela pessoa que porta alguma deficiência ou é vista como minoria, quanto para a pessoa que lidará com isso, e ela entenderá que não existe diferença e sim apenas algumas dificuldades.

As crianças lidando com isso desde cedo, nos faz ter esperanças de um futuro diferente, pois a partir deste ponto ela entenderá que somos todos iguais, independente de qualquer coisa.

'' [...] Que as crianças com deficiência devem desfrutar plenamente todos os direitos humanos e liberdade fundamentais em igualdade de oportunidades com as outras crianças... [...] '' ONU, 2006.

E novamente, temos a afirmação de que, são todos iguais e desfrutarão dos mesmos direitos.

''Incluir não é inserir, mas interagir é contribuir.'' - Rita Vieira de Figueiredo.

Exclusão Social¹: Em que há afastamento; segregação: ela foi alvo da exclusão dos colegas; exclusão social, política, financeira. Não inclusão de algo ou de alguém em; omissão: exclusão racial. [Jurídico] Ação que consiste na privação das funções de alguém; - Fonte:www.dicio.com.br

Paralisia Cerebral²: A deficiência mais comum na infância, é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo. - Fonte: bvsms.saude.gov.br

Incluir X Inserir: INSERIR é matricular um aluno com deficiência na escola. Já INCLUIR é fazer com que as necessidades deste aluno sejam respeitadas e adequadas, de modo que ele consiga realizar as mesmas atividades da maioria de seus colegas. INSERIR serve apenas para fins estatísticos. - Fonte: Projeto Serendipidade - Pepozylber.com.br

Obrigada por Ler até aqui.

  Aceito críticas, sugestões etc... 

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Oct 19, 2020 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Geração Inclusiva - Em andamento.Onde histórias criam vida. Descubra agora