Marketing para autores nas redes sociais

90 13 12
                                    

**Esse texto foi publicado originalmente no meu perfil do Médium

** As dicas também valem para divulgação aqui no Wattpad

Hoje acordei de mau-humor. Quero reclamar. É por isso que estou fazendo esse texto. Sim, além de dicas ele também é um texto de reclamação. E eu sei que vocês adoram esse tipo de coisa. Mas dessa vez não tem nenhum treta à vista, só quero dar algumas dicas básicas de como se comportar e divulgar seu trabalho nas redes sociais, é o básico do básico, mas nem todos se dão conta disso.

Então, pra ter certeza que não está pagando mico e que sabe usar as mídias sociais de forma adequada, segue em frente na leitura. Vamos aprender o que fazer e o que não fazer para divulgar seus textos e histórias:

TENHA EM MENTE AS DIFERENÇAS DAS REDES SOCIAIS 

Vamos falar aqui dos grandes sites de relacionamentos do Zuckerberg: WhatsApp, Facebook (incluindo Messenger) e Instagram. Se você os usa já deve ter percebido que eles são diferentes e que possuem funcionalidades diferentes.

O WhatsApp é voltado para troca de mensagens pessoais. O principal é o texto e tudo é privado (vamos ignorar aqui as novas regras divulgadas pela empresa).

O Facebook é voltado para a interação entre as pessoas, seja elas em forma de imagem/texto/vídeo ou outros. É uma ferramenta que facilita a vida, que informa, diverte, aproxima e até serve para funções comerciais.

E o Instagram é voltado para postagens de fotos da vida pessoal ou comercial/pública de cada um.

Plataformas diferentes exigem postagens diferentes. A forma como você usa, se comunica e posta sobre seu trabalho nessas redes sociais deve seguir o estilo da plataforma onde você está, ok? Pense nisso e lembre que um texto postado junto a uma imagem no Facebook vai ser muito mais lido do que no Instagram. Afinal, quem é que lê as legendas das fotos no Instagram? Eu não. Tô lá só pra ver as imagens e coisas de fácil assimilação.

NÃO ME OBRIGUE A INTERAGIR COM VOCÊ E NÃO MANDE O LINK DE UMA REDE SOCIAL NA OUTRA 

E é justamente porque as redes sociais são diferentes e exigem conteúdos diferentes que você não deve mandar o conteúdo postado em uma rede social em outra. Não me mande no WhatsApp links das suas publicações no Facebook, principalmente se forem publicações comuns e pessoais (parece ridículo e absurdo mas isso acontece com certa frequência. Conheço diversas pessoas, todas elas escritoras, que fazem isso). Se eu quisesse ver suas publicações do Facebook eu estaria online no Facebook e não no WhatsApp. Se eu estou no WhatsApp é porque quero conversar de forma pessoal com alguém e não ver publicações de outras pessoas.

Outra coisa importante a se considerar nessa questão é que muitas plataformas limitam o alcance de links externos que redirecionam para fora do site. Se você é o Zuckerberg (criador do Facebook) você vai querer que seus usuários fiquem na rede social que você criou, certo? É por isso que você vai fazer com que uma postagem com um link de vídeo do Youtube seja vista por menos pessoas. Se as pessoas virem e se interessarem por esse link do Youtube, é provável que cliquem e que sejam direcionadas para o outro site e que permaneçam lá, abandonando a minha rede social e me impedindo de ganhar dinheiro. Essa é a lógica deles.

E por último nesse item, a primeira coisa que citei em seu título foi: "não me obrigue a interagir com você". Sério mesmo, não mendigue curtidas, votos e compartilhamentos. Queira que isso aconteça de forma espontânea.

Eu entendo que você acha que um escritor deve apoiar o outro e comentar as suas publicações, ou mesmo que o leitor que te admira deve fazer isso pra te ajudar a crescer na carreira. Mas não tem coisa mais chata do que você mandar o link de uma rede social em outra pedindo pra pessoa comentar e compartilhar.

DICAS DE ESCRITA - Tudo sobre Wattpad, Escrita Criativa e DivulgaçãoOnde histórias criam vida. Descubra agora