CAPÍTULO TRÊS

25 8 2
                                    

Querido diário...

Depois de me acalmar, minha mãe me trouxe para o acampamento. Diante de tudo que tenho vivido ultimamente, foi o lugar mais aconchegante que eu pisei em dias.

O acampamento funciona como um refúgio. Aqui, várias mulheres, que também sofreram a acusação por bruxaria, chegam procurando por abrigo e proteção.

Algumas tendas espalhadas, uma fogueira em seu centro, um cheiro doce no ar,e todas, com um sorriso acolhedor. Localizado no coração da floresta proibida, não podiam ter escolhido lugar melhor para se esconder.

Mamãe me explicou que quando os homens maus a levaram de casa, aquelas mulheres a resgataram. E que estavam a espera do momento certo para ir me buscar. O que acabou não sendo necessário.

Nunca vi um lugar como esse. Aqui, cada mulher se sente completamente livre para ser mulher, para ser intensamente, todo o significado que esse gênero exprime.

Cada uma possui tarefas, o que faz ser mais simples o convívio. E o grande lema de toda essa pequena comunidade, é sempre! Proteger umas as outras.

Coloquei aqui, o nome de cada uma, e o motivo de terem acabado por se juntar ao grupo. Todas merecem ser lembradas.

ADRIANA - Uma escrava negra. Que foi acusada de bruxaria depois de ter engravidado do seu senhor.

SANDRA - Está, meche com medicina natural. E foi acusada de estar envenenando as pessoas, depois de uma virose ter atingido a vila em que ela morava. (foi ela que me ajudou a cuidar do ferimento no pé.)

JULIANA - A ju é jovem, e muito linda! Foi acusada pelo simples fato de ter o cabelo ruivo e algumas pintas espalhadas pelo corpo (a única do grupo que tinha vindo da cidade de São Paulo.)

HELENA- Recém-nascida, filha de Juliana.

MADALENA - A líder de todo o grupo, foi condenada por bruxaria quando foi contra a opinião de um padre da vila em que vivia.

Cada uma delas, tem uma força indescritível. Que gira por todo o acampamento, atingindo umas as outras o que faz tudo ser menos doloroso e complicado.

Depois de muito tempo, estou finalmente conseguindo respirar.

Ana.

A restauração das bruxas Where stories live. Discover now