Capítulo 4

153 44 2
                                    

- Bom dia, alunos e alunas! Hoje vamos iniciar um projeto diferente em nossas aulas, trarei temas que são bem atuais e que frequentemente nós ouvimos sobre eles no nosso dia a dia. Acredito que é através de pesquisas e debates que conseguiremos nos posicionar como cidadãos, porque não adianta ser críticos, se vocês não têm conhecimento profundo sobre esses temas, ou pior, muitas pessoas conhecem só um lado da história e a defendem com tantas forças, mas nunca estudaram sobre o lado contrário ao tema que tanto defendem. E é exatamente por isso que quero propor esse trabalho. Ao longo do projeto, se vocês desejarem debater sobre outros temas que não trabalhamos, fiquem à vontade.

A professora de Raquel estava animada com o novo projeto que eles deveriam desenvolver durante as aulas de Português, mas Raquel, estava com a mente vagando, preocupada com Sílvia, que até agora não havia chegado. E para ajudar, o Fábio tinha a cumprimentado assim que ela entrou na escola, ela estava sozinha, olhava para todos os lados para encontrar a amiga, quando esbarrou nele sem querer e para sua surpresa, ele piscou para ela. Era a segunda vez que ele a notará nesta semana. Ela queria contar para a amiga o ocorrido, esse não era o tipo de assunto para dividir com o Gui.

Kel conferiu suas mensagens no celular, mas não havia nenhuma.

- Raquel, com quem você vai fazer dupla para o debate?

A garota olhou assustada para a professora, não sabia o que deveria responder pois, sua amiga não estava presente e normalmente era com ela que fazia os trabalhos.

- Costumo fazer com a Sílvia, mas ela não chegou.

- Posso fazer com ela professora!

Thaís levantou-se do lugar e sentou-se ao seu lado, ela não conseguiu disfarçar sua surpresa, olhou para trás para conferir a cara de Letícia e não era nada boa. Será que as duas haviam brigado? Raquel presumiu que sim.

- Obrigada por se oferecer para fazer comigo o trabalho. Achei que você faria com a Letícia.

- Não, nós duas não estamos nos falando. A Letícia quer ser o centro do universo e não suporto isso nela.

Raquel ficou surpresa, nunca imaginou vê-la fora do grupinho. Ela é uma garota bonita, está sempre cercada de meninos, talvez sua mãe realmente tenha razão, as garotas são competitivas e a Thaís, estava passando por isso com Letícia. Ela se lembrou que o motivo da briga poderia ser o Gui, pelo menos, o motivo da disputa não era o Fábio.

A professora explicou que cada grupo deveria se posicionar favor ou contra o tema trabalhado e as pesquisas deveriam se pautar nessa posição, depois, haveria um debate entre as duas equipes, os que eram a favor do tema e os contra. A equipe com os melhores argumentos, que conseguisse persuadir melhor, receberia a nota máxima.

- Vou sortear o tema deste mês, lembrando que vou avaliar não apenas o debate, mas também toda a parte de gramática, ortografia e concordância.
Ela mexeu em um saquinho azul e retirou o primeiro tema que eles deveriam estudar para debater, Raquel estava torcendo para ser algo que ela conhecesse bem, assim não seria tão difícil a pesquisa, mas infelizmente, o tema sorteado era aborto e ela não conhecia muito sobre o assunto, na verdade, nem sabia se era contra ou a favor.

- E aí, você é contra ou a favor?

Kel perguntou a Thaís na esperança de que a garota tivesse uma posição sobre o assunto, mas pela cara que fez, ela também não tinha uma posição.

- Não sei, Kel. Nunca pensei sobre isso. Vamos ouvir o que a Letícia vai dizer e escolheremos o contrário.

- Mas aí teremos que debater com ela...

Retalhos - Suas escolhas determinarão o seu destino!Where stories live. Discover now