Capítulo 4: O novo Nascimento I

3 1 0
                                    

"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo."  (João 3:3-7)

A pergunta de Nicodemos é válida apesar de ser um pouco absurda, O Senhor Jesus aqui nos fala sobre o "Novo Nascimento" mas como aconteceria esse novo nascimento? E o que seria o novo nascimento?

Voltemos para o Versículo Cinco :

Aquele que não nascer da água e do espírito não pode entrar no Reino de Deus... (João 3:5)

O versículo acima bem nos ensina, que o senhor Jesus não falava do novo Nascimento envolvendo um útero ou uma mãe gerando um filho, sendo esta  a única forma que todos fomos gerados humanamente falando.

O Senhor Jesus fala não somente de um Nascimento, mais de dois nascimentos: O primeiro que é o nascer da Água e o nascer do espírito.

Primeiro vamos voltar para o início de tudo. Como bem sabemos, o primeiro homem pecou contra Deus, criando assim um abismo entre os homens e Deus: E esse abismo têm por nome o Pecado.

O pecado nos separa de Deus desde os tempos mais antigos e continua o fazendo.

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;" (Romanos 3:23-25)

Qualquer pessoa que quiser creer e seguir e viver com o senhor Jesus deve passar por esses dois processos: o nascer da água e o nascer do espírito.

O batismo nas águas, é mais do que tudo o sepultamento da velha criatura, tudo que nós éramos antes d'Ele deve ser deixado pra trás, o batismo nas águas significa a morte da nossa natureza pecadora, mas esse ato não acontece sem que haja o verdadeiro arrependimento, o arrependimento antecede o batismo nas águas, pois quando a pessoa se batiza sem se arrepender verdadeiramente ela continua aprisionada ao pecado, continua sendo o escravo do próprio pecado, suas vontades estão sujeitas não ao Senhor Jesus mais ao Diabo.

Então para que isso não aconteça a pessoa deve em primeiro lugar reconhecer diante do Senhor Jesus, que é pecador, e que deseja mudar de vida, a pessoa passa a odiar o pecado dantes cometido, e com o batismo nas águas todo aquele pecado é lançado no esquecimento, a pessoa se torna uma nova criatura.

Depois da pessoa passar pelo batismo nas águas deve a seguir passar a buscar ser batizado no espírito Santo: O nascer do Espírito.
_________________________
Daremos continuação desse capítulo! A falar do nascer do espírito.




Ide ao Mundo...Where stories live. Discover now