DOIS CAMINHOS... QUAL VOCÊ ESCOLHE?

1.3K 27 1
                                    

Depois da samaritana, um outro personagem da Bíblia serve de exemplo para nós.Primeiro,porque ele é jovem e segundo porque ele teve em sua vida a capacidade de escolher: o filho da viúva de Naim. Vale a pena colocar na íntegra a passagem que fala dele:


Em seguida, Jesus foi a uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão iam com ele. Quando chegou à porta da cidade, coincidiu que levavam um morto para enterrar, um filho único, cuja mãe era viúva.Uma grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o senhor encheu-se de compaixão por ela e disse: "Não chores!" Aproximando-se, tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Ele ordenou:"Jovem, eu te digo, levanta-te!" O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram tomados de temor e glorificavam a Deus, dizendo:"Um grande profeta surgiu entre nós", e: "Deus veio visitar o seu povo"(Lc7.11-16).


Analisando a cena: Jesus vinha de Cafarnaum e estava muito cansado, como quando encontrou a samaritana. De repente vê aquela mulher pobrezinha com o filho único morto. Ela já havia perdido as esperanças; nada nem ninguém poderia reabilitá-la, nem sequer sonhava com a possibilidade de um milagre. "Se queres matar alguém, apaga-lhe a chama da esperança"(Paulo Freire).

Aqui temos dois caminhos:o da vida - Jesus e seus discípulos que estavam felizes por tudo o que Deus tinha feito na vida do povo; e o da morte - o povo de Naim que carregava i jovem morto para o sepulcro.

São personagens que parecem assumir nosso papel na vida e, em outros momentos, somos nós que reproduzimos o deles.


O jovem conduzido ao sepulcro, que antes era motivo de esperança para os outros, converteu-se em causa de dor para os que o amavam. Aqui somos nós.Quantas vezes nossos pecados causam a morte em nós e fazem sofrer aqueles que nos amam. Assim, se hoje levamos uma vida rumo ao cemitério, Jesus se encontra conosco. Ele é capaz de trazer- nos à vida.

Aquele jovem era levado por uma marca e por uma maca e por pessoas.E nós, em qual maca estamos? Drogas,sexo desregrado, álcool, mentira,hipocrisia,ausência de Deus?O que nos leva à morte hoje?O que mina nossos sonhos? O que nos impede de sermos nós mesmos?Quais as pessoas que nos conduzem ao cemitério? Será que são realmente nossos amigos? Amigo é para fazer bem,será que eles estão sendo?

No momento de decisão, precisamos deixar alguns "amigos". Fazer as contas do que realmente queremos viver.Distanciar-se destes "amigos", às vezes, faz parte de um caminho de conversão.

ÀS vezes, quem nos leva para o cemitério é alguém próximo, por exemplo, nossa(o) namorada(o), que não quer viver a castidade e, no fim das contas, quer apenas se aproveitar de nós, sem se interessar por nossos sentimentos. Não será a hora de deixar Jesus tocar e mudar nossa vida?

Quantas vezes não somos aquela mulher que perdeu o filho. Quantas vezes temos que ver quem amamos ser enterrrado em vida! Hoje podemos estar sofrendo por ver alguém que amamos se entregando a diversas "macas". E pode até parecer que o sofrimento tenha a última palavra, mas não tem. É aqui que tudo muda! É aqui que os caminhos se encontram e tudo pode ser redefinido!

Fazemos parte da galera que entra feliz ou da que sai triste? Somos o morto que está sendo carregado? Ou um dos que acompanham Jesus? Carregamos um morto ou somos aquele que está ao lado de quem traz a vida?



Santos de calça jeans.Where stories live. Discover now