Capítulo 2 - Por quê eu?

43 6 2
                                    

N/A

Olá mais uma vez, querides.

Estou passando por aqui pra explicar alguns detalhes a respeito dessa estória.

Infelizmente toda essa estória tem um fundo obscuro de verdade!

Em meados da década de 80, foi realmente criada uma intervenção chamada de Operação Jacinto. Qualquer um de nós poderemos dar um google pra saber do que se trata, e é o que eu vou tentar explicar em poucas palavras para vocês.

O objetivo dessa operação, aparentemente, era para combater e prevenir a epidemia da AIDS, controlando a prostituição. Só por ai vocês já põem imaginar no que isso vai dar!

O que aconteceu na verdade foi algo muito, mas muito terrível! A operação Jacinto era uma cortina de fumaça usada para camuflar a perseguição escancarada à população LGBT e simpatizantes da época...Eles abordavam e perseguiam todos os homens homossexuais, promovendo uma tortura psicológica e física, catalogavam a todos, incluindo as lésbicas e àqueles que eram próximos a essas pessoas!

Foram presos e torturados por diversas vezes, seus dados eram cadastrados, criando assim uma forma de controla-los de perto! Além disso tudo, eles ainda eram OBRIGADOS a assinar um termo, um documento de confissão, onde teriam que afirmar sua homossexualidade e a forma como mantinham o ato sexual.

A chantagem rolava solta, e toda a comunidade LGBT passou a ser reprimida pela policia secreta. A operação Jacinto chegou a coletar informações sobre cerca de onze mil pessoas, em suas declarações, os envolvidos tinham que mencionar sua orientação sexual e que não estariam interessados em menores de idade.

O programa se encerrou em meados de 1987, porem, os documentos foram mantidos até o ano seguinte, onde passaram a pertencer ao conhecido índice rosa, ou pasta rosa. Ao que parece, a operação acabou tendo o efeito contrário do que as autoridades desejavam, mesmo assim muitos apelaram para a clandestinidade, tendo que deixar o país completamente.

Em 2007, ativistas LGBTQIA+ apelaram ao instituto de memória nacional para lancar um inquérito sobre o que foi afirmado ser um crime politico, o que foi negado. Mesmo que a operação Jacinto tivesse evidencias muito forte na realidade, alguns ainda insistem que não passou de uma ficção.

As relações homossexuais deixaram de ser vistas como um crime na Polônia em 1932!

Mas elas ainda foram vistas de forma negativa pelas autoridades políticas que colocaram as comunidades LGBT sob observação da policia secreta do país, à partir dos anos 1960.

Pois é, pessoal!

Desde sempre os que se acham acima da lei se sentem no direito de cercear o direito dos outros...Achei que era de suma importância trazer esse relato até vocês.

Espero que apreciem a fanfic.

um grande abraço

ZamaiRe5

...

Ao chegar em casa, Mika passou pela entrada lateral que levava ao que ele apelidara carinhosamente de seu cafofo particular. Sim, ele ainda morava numa quitinete anexada ao grande e confortável apartamento de seus pais, depois de conseguir aquele pequeno espaço onde podia se sentir livre pelo menos pra pensar no que queria da vida.

Caminhou lentamente pelo corredor de acesso que dava na cozinha de sua mãe e estancou quando viu o envelope fechado endereçado a ele no aparador. Com a carta em mãos, ele destrancou a porta e entrou na cozinha se encontrando com sua ansiosa mãe.

Cortina de Fumaça Onde histórias criam vida. Descubra agora