A MENINA QUE FALA COM OS BICHOS

25 1 0
                                    

   PRÓLOGO:

Depois de minha oração sobre "O homem Verde do Ginásio" houve um silêncio desses em que até uma mosca ao pousar num bolo de chocolate ouve-se o zumbir de suas asas. Os passos do garçom Xerôso ao se movimentar no salão eram audíveis, primeiro ao servir-me um pouco d'água num copo de alumínio com o jorro do líquido caindo do gargalo de uma moringa, cachoeirinha perceptível, e a zoada do ranger dos seus sapatos no piso azulejado xadrez, obra do mestre Zé Ramos.

Em seguida, percebi que uma madame alinhada, elegante, o chamara para também saborear daquela água contendo o verde-azul metálico das cantáridas, sabem vocês dos milagres que essa água da Serrinha promove, um tesão alucinante, e percebi, ao mesmo tempo, que ela gostaria de falar e ser a próxima a narrar seu conto.

- A madame fique à vontade para usar da palavra, dirigi-me a ela, franqueando-a.

Em instantes, após limpar a boca com um lenço de cambraia, com toques de sutileza e sensualidade, levantou-se da cadeira e assim se apresentou, como sendo a senhora Jana Pinharada, representante das comunidades do Tanque Grande, Cobiça e Retiro e iria falar sobre um conto de amor ressaltando: "Ao contrário do que narrou o nobre jornalista, embora o respeitando, haja visto que houve uma certa polêmica em sua veracidade, o que narrarei, creio, deverá agradar a todos".

De minha parte, nada rebati, e olhei apenas para seu semblante, parecia-me uma mulher madura nos seus 50 anos de idade, bela, cabelos a espanhola parecendo ser uma andaluz, descendente, em provável especulação, de Sevilha ou Córdoba, unhas prateadas como uma deusa, sobrancelhas bem feitas e testa proeminente, o que demonstrava ser inteligente além dos normais, um broche de esmeralda em formato de besouro na altura do seio esquerdo, autorizei-a que falasse e pedi silêncio no salão agitando minha sineta: - Vamos ouvir a madame.

COMEÇA ENTÃO O CONTO DA MENINA QUE FALA COM OS BICHOS

  Vou falar de improviso do que sei da minha cultura em estudos e vocês todos ou quase todos conhecem que nossa paróquia do Retiro é uma das mais antigas da Serrinha e por lá passaram muitos párocos de grande saber e muito aprendi com eles, inclusive o secular padre Evaristo cantador, bebedor e poeta.

  E também vocês têm algum conhecimento, assim creio, porque está na literatura religiosa que frade Antônio ao andar em peregrinação pela Itália, no século XIII, deparou-se na localidade de Rimini com um grupo de pessoas e ao tentar sua pregação cristã "conduzindo-os pela luz da fé e da verdade" foi repelido e segundo o livro "I Fioratti" os incrédulos reagiram às suas palavras.

  O bondoso Fernando Bulhões, já com o nome de Antônio e a bata franciscana, mas, ainda sem ser o glorioso Santo Antônio dirigiu-se até à beira do mar na parte da junção com um rio e convocou os peixes, a "ouvir as palavras de Deus" e os peixes apareceram em grande quantidade e colocaram suas cabeças fora d'água e ficaram abrindo e fechando suas bocas e ouvindo agradecidos a fala do frade. Fato sobejamente conhecido como "o milagre dos peixes"

  Quando os incrédulos foram avisados dessa pregação do frade aos peixes – naquela época chamados de hereges - houve uma correria dos infiéis até esse local, os quais, admirados com o poder da oratória do religioso se atiraram aos seus pés pedindo perdão e se convertendo ao cristianismo.

  E, nessa mesma Itália, nas colinas próximas de Assis, entre Cannara e Bevagna, hoje, onde existe o convento dos franciscanos, o frei Francisco acompanhado dos freis Masseu e Ângelo, disse aos seus irmãos da igreja que iria pregar as "nossas irmãzinhas aves".

Depois de pigarrear e beber um pouco d'água prosseguiu a andaluz: - Os freis ficaram admirados com tais palavras, mas assistiram a pregação: "Minhas irmãzinhas aves, vocês devem muito a Deus, o criador, e por isso em todos os locais que estiverem devem louvá-lo" e seguiu falando mais frases e várias aves começaram a abrir os bicos e esticarem os pescoço, à medida que abriam as asas e inclinavam as cabeças até a terra cantando. No final, Francisco fez o sinal da cruz e as aves se retiraram em revoada juntas e cantando.

O Homem Verde do Ginásioحيث تعيش القصص. اكتشف الآن