DUALISMO E NÃO-DUALISMO

658 24 4
                                    

DUALISMO RESUMO:
Dualismo é um conceito religioso e filosófico que admite a coexistência de dois princípios necessários, de duas posições ou de duas realidades contrárias entre si, como o espírito e matéria, o corpo e a alma, o bem e o mal, e que estejam um e outro em eterno conflito.

Quem é o pai do Dualismo
Descartes
Segundo ele "são dualistas aqueles que admitem a existência de substâncias materiais e de substâncias espirituais", e o fundador do dualismo teria sido Descartes, que formalizou a versão mais conhecida do dualismo em 1641, ao reconhecer a existência de duas espécies diferentes de substâncias: a corpórea e a espiritual. O filósofo do século XVII René Descartes é o defensor mais conhecido do dualismo de mente-corpo. Segundo Descartes, seres humanos são compostos de dois tipos diferentes de substâncias que estão de alguma forma ligadas entre si. Por um lado, temos corpos e fazemos parte do mundo físico.

OS DOIS TIPOS DE DUALISMO
•Existem dois tipos de dualismo: o dualismo de substância e o dualismo de propriedades.

DUALISMO DE SUBSTÂNCIA
•O dualismo de substância (ou dualismo cartesiano ) argumenta que a mente é uma substância que existe de forma independente.

DUALISMO DE PROPRIEDADES
•O dualismo de propriedades descreve uma categoria de posições em filosofia da mente que advogam que, apesar de o mundo ser constituído por apenas um tipo de substância, do tipo físico, existem dois tipos distintos de propriedades: propriedades físicas e propriedades mentais.

O QUE É A DUALIDADE NA FILOSOFIA
Do latim dualĭtas, o termo dualidade assinala a existência de dois fenómenos ou caracteres diferentes numa mesma pessoa ou num mesmo estado de coisas. No âmbito da filosofia e da teologia, conhece-se como dualismo a doutrina que postula a existência de dois princípios supremos independentes, antagónicos e irredutíveis.

O QUE É O MUNDO DA DUALIDADE
•Mundo da dualidade. É o nível de consciência que está por baixo do nível superficial da nossa mente subconsciente. É o nível mais profundo, onde a batalha entre os opostos é travada. Tal batalha cria uma tremenda confusão na vida, que diz respeito tanto aos grandes quanto aos pequenos temas.

QUAL O PROBLEMA DO DUALISMO?
•O primeiro deles é o dualismo interacionista, que como o nome já diz, admite que embora mente e corpo sejam coisas distintas, há uma interação entre eles. O problema colocado por essa vertente é explicar como se dá essa interação entre a “coisa” mental e o corpo, ou mais precisamente qual a natureza dessa interação.

O QUE É A DUALIDADE EM PLATÃO?
Na filosofia de Platão encontramos a dualidade entre a alma e o corpo.
Segundo ele, o ser humano era imortal e essencialmente alma, donde ela pertencia ao mundo inteligível (apreendido pelo intelecto) e não o mundo sensível (apreendido sobre os sentidos).

Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.~Platão (essa citação e atribuída por Platão e Sócrates)

QUAIS SÃO OS TRÊS TIPOS DE ALMA PARA PLATÃO?
•Segundo o Filósofo, todos nós dispomos de Alma e essa é composta por 3 (três) partes, que na verdade são “modos de desejar”, potências (dýnamis) de ordem Epitimética, Timocrática e Logística.

_________________________________________∞
                    💕 NÃO-DUALISMO💕

O QUE É O NÃO-DUALISMO (resumo)

A não-dualidade é um sistema de crenças que aponta para a unidade essencial da vida. Deriva da palavra sânscrita "Advaita", que significa "não dois". Afirma que somos expressões individuais de uma entidade única, inextricavelmente conectada - gotas do mesmo oceano. Tudo é parte de uma consciência não-dual.

Tudo sobre shifting Where stories live. Discover now