Meteoro

64 3 0
                                    

Meteoro, também conhecido por Estrela Cadente é um fenômeno astronômico da passagem de um objeto sólido pela atmosfera terrestre, proveniente do espaço.

Estas partículas cósmicas - denominadas meteoroides -, quando entram em contato com a atmosfera terrestre, formam um efeito luminoso, que se diferem dependendo da composição química dos meteoros.

Dentro da astronomia, a chegada dos meteoros na atmosfera do planeta podem acontecer de duas formas: através das "chuvas de meteoros" ou "chuvas de estrelas"; e dos "meteoros esporádicos".

A chuca de meteoro é caracterizada pela entrada de vários corpos sólidos na atmosfera da Terra, formando vários rastros luminosos aparentemente vindos de apenas um único local do céu, que é chamado de "Radiante".

A ocorrência da chuva de meteoros é comum quando existe a presença de um cometa ou asteróide nas proximidades do planeta. Os pequenos pedaços que se soltam destes corpos celestes maiores, podem ser atraídos pelo campo gravitacional terrestre, fazendo com que atravessem a atmosfera.

Um meteoro esporádico , por sua vez, não pertence à uma chuva de meteoros. A trajetória e ocorrência deste tipo de meteoro é definido pelo acaso; um ato isolado.

O termo meteoro também pode ser utilizado em sentido figurado para definir algo de intenso brilho e passageiro; um acontecimento que chamou muita atenção, mas que rapidamente foi esquecido.

Universo AstrônomoWhere stories live. Discover now