Escola Pública

310 4 3
                                    

"A escola é sua segunda casa". Quantas vezes nós professores não utilizamos esta frase para repreender aos alunos quando eles cometeram algum vandalismo na escola? Quantas vezes? Até perdemos as contas...Afinal nos deparamos com uma geração sem o senso coletivo, que aprendemos desde cedo. Ou com nossa família ou na escola mesmo.

Quantos de nós não brigou com outro amiguinho para varrer a sala?E quando perdia, contentava-se em apanhar o lixo.

Estudei em uma escola que os representantes de turma promoviam mutirão para limparmos a escola aos sábados. Acreditem vocês que aos sábados ia uma galera pra escola apenas para limpá-la melhor.Tem como acreditatar? E o material de limpeza? Os que não podiam ir por algum motivo, eles que forneciam o sabão, detergente, lã de aço, esponja... Dá pra acreditar??? Pois é... Além de nos juntarmos para limpar, ainda durante a semana recolhíamos toda espécie de tempero para as tias da cozinha. Assim um trazia uma cabeça de cebola, outro de alho, alguém trazia um pimentão.E assim a nossa comida ficava uma delícia!

Talvez você possa estar pensando "Mas se era uma escola pública, por que vocês precisavam ajudar? Está errado! É obrigação do Estado!". Sim, era e é obrigação do Estado, mas naquela época acreditávamos que ESCOLA PUBLICA não era apenas responsabilidade do Estado,era nossa responsabilidade também. E se estávamos ali desfrutando de tudo que ela nos oferecia, por quê não fazer algo por ela, ou melhor dizendo, pela gente mesmo? Acho que somos fruto de um geração que aprendeu que "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer! ".

Ali naquela escola aprendemos LITERALMENTE a plantar pra colher. Por diversas vezes na aula de Técnicas Agrícolas, o que colhemos foi parar na panela para toda a escola. Porque a Escola era PÚBLICA, mas principalmente ela era NOSSA! E não precisava de nenhum professor ficar nos lembrando de que era "Nossa Segunda casa! ". Sabíamos muito bem! E como sabíamos...

Crônicas escolares (A saga de uma professora)Where stories live. Discover now