3° dia: Como nos dias de Noé

650 56 2
                                    

Leitura diária: Gênesis 6-9

"Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus. Para Deus todas as outras pessoas eram más, e havia violência por toda parte. Deus olhou para o mundo e viu que estava cheio de pecado, pois todas as pessoas só faziam coisas más." (Gn 6:9b-12)
O dilúvio, tema muito conhecido por todos, é considerado o julgamento mais terrível de Deus sobre o pecado do homem que o mundo já viu. Porém Deus cuidou dos justos, que neste contexto era Nóe e sua família.

Noé era casado, pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé, também casados. Não sabemos com detalhes o que houve nos primeiros 500 anos de vida de Noé (ele atingiu a impressionante idade de 950 anos!), porém o que a Bíblia afirma é que ele viveu numa circunstância difícil, um período da história em que quase todas as pessoas se dedicavam ao pecado. Essas pessoas eram carnais, totalmente rebeldes contra o seu criador. (Gn 6:1-3)

O que mais importa é a avaliação de Deus da vida deste homem: "Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus." (Gn 6:9b-10)

Noé produziu a Arca com as medidas que Deus ordenou. Quando pronta, o Senhor mandou Noé entrar na Arca junto com a sua família, além de levar consigo um par de cada espécie de animal (nos primeiros versículos do capítulo 7 do livro de Gênesis, Deus dá os maiores detalhes sobre quais e quantos animais levar).

Ao passar dos dias, Nóe sentiu-se esquecido. Isso é comum entre os filhos de Deus. Passamos por algumas situações que por não vermos claramente Deus agindo, achamos que Ele esqueceu-se de nós. A frase "lembrou-se Deus", no hebraico, significa que Deus começou a agir em seu favor. (Gn 8:1-3)

"O Senhor responde: Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês." (Isaías 49:15)
Deus nunca se esquece de seu povo e sempre, na ocasião apropriada, Ele se levanta para socorrê-los. Neste caso, Deus se lembrou dos tripulantes da Arca, secando a terra para que eles a habitassem. Não sabemos afirmar o que aconteceu com toda essa água nem as mudanças que ocorreram nas massas terrestres ou nas bacias oceânicas. Para nós é suficiente saber que Deus cuidou de toda a situação.

Analisando a história deste grande homem juntamente com a nossa vida, concluímos que Deus nunca está com pressa. Suas obras exigem paciência. Deus poderia secar a terra em um só dia, mas não foi isto que Ele fez. Tudo ocorreu por etapas. Seis meses após o início do dilúvio, eles finalmente vieram repousar em algum lugar nas montanhas do Ararate. Após três meses, a primeira porção de terra foi avistada. Noé e sua família permaneceram na Arca durante mais de um ano, até que a terra ficou seca. Deu precisava que todos aguardassem um pouco mais dentro da Arca, pois se eles saíssem antes poderiam adquirir alguma doença por causa da lama e os corpos das pessoas e animais que haviam morrido no dilúvio.Note que Deus diz, em Gn 8:16 , "Sai da Arca" ao invés de "Venha para fora". Deus sempre esteve presente dentro da Arca, desde a partida até a chegada deles.

"Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? (...) Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa. na criação era capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 8:38-39)
O Senhor fechou a porta da Arca e foi Ele que abriu. Deus conservou os seus filhos em vida pois eles eram obedientes e tinham comunhão com Ele. Por isso, não abra mão do seu relacionamento com Deus. Mantenha-se firme em seus caminhos. Pois assim, sempre que Deus julgar o seu povo, seja o modo que for, Ele lembrará de você com alegria e te conservará em vida. O Elohim sempre esteve, está e estará com você. Não tenha medo, seja corajoso!

Motivo de oração: Peça para Deus te ajudar a confiar em seus planos. Sabemos que os planos Dele para nós são perfeitos, por mais que na maioria das vezes não entendemos absolutamente nada do que está acontecendo. Ore para que você tenha mais comunhão e para que fique mais íntimo em Teu amor.

----------------------

----------------------

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.
Querido DeusWhere stories live. Discover now