♫ Ficção Histórica

147 34 7
                                    

"A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos."
(Cícero)

Trecho do Livro: "Seu coração batia tão rápido que causava-lhes mal estar

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Trecho do Livro: "Seu coração batia tão rápido que causava-lhes mal estar. O ar lhe faltava de tal forma que era como se estivesse respirando litros de água e lutando para não se afogar, mas cada minuto que passava, Maximilian afundava-se cada vez mais em sua ansiedade e desespero."

Enredo: "Nem todos os momentos de nossas vidas são previsíveis. Existem aqueles que chegam e nos pegam desarmados, pois apesar de serem inesperados, são inevitáveis."

"E isso não foi diferente para a jovem Alecto. Filha ilegítima de Ana, Duquesa da Prússia e um amante de sua juventude, Alecto leva uma vida normal e dentro dos padrões da corte prussiana de 1494, sendo uma jovem dócil e de acordo com os modelos da sociedade. Porém, no seu aniversário de dezesseis anos, um fato que sua mãe escondeu dela sua vida toda vem a tona, fazendo com que a vida da jovem moça e todos a seu redor se transforme de uma tal maneira que nunca mais virá ser a mesma. Um livro cheio de romances, intrigas e descobertas pessoais, Adastreia é uma leitura que transporta seu leitor por grandes aventuras pelo Sacro Império Romano Germânico de 1494."

Crítica: Na mitologia grega, Alecto era uma das três erínias, sendo responsável por castigar os pecadores terrenos pelos seus delitos morais, como: cólera, soberba e etc. Perseguia o infrator espalhando pestes e maldições, eram chamadas na mitologia romana de Fúrias. O livro retrata o período do Sacro Império Romano-Germânico, uma união entre localidades da Europa na Idade Média, Moderna e Contemporânea. Esta belíssima obra histórica retrata os anos de 1494, quando o império era governado pela dinastia von Habsburg, que permaneceram no poder até 1806, quando ocorreram as guerras Napoleônicas. Ana da Prússia foi uma duquesa muito importante na história da Humanidade, era uma mulher decidida, inteligente e dona de muitas terras, casou-se por interesses políticos com seu marido João Segismundo.

Uma obra de ficção histórica busca diferentes fatos localizados no tempo e transforma-os em ficção, o que é uma "pegada" maravilhosa. Faço letras, mas sempre quando vou responder uma questão de literatura, busco saber quais fatos históricos estavam ocorrendo naquele momento e por quê. A história faz parte da sociedade, nós somos a história, uma ciência importante e magnífica. Admiro quem escreve livros baseados em ficção histórica, porque precisa-se ter um discernimento e uma clareza grandiosa para tal, e vamos lá: essa autora tem conhecimento de sobra, um livro digno de um Nobel. Precisamos deixar bem claro, como a escritora mesmo identificou em sua narrativa, que a maioria das personagens são ficcionais, não existindo neste tempo e espaço. Alecto é uma figura mitológica e Ana realmente foi uma duquesa prussiana. Arrasou!

O que vi de problemas na obra? Nada! O livro é perfeito, sem desvios ortográficos, os que ocorreram foram problemas na digitação, tenho certeza. Nenhuma adversidade com colocação pronominal, pontuação ou acentuação. A autora mostra um vasto conhecimento dos costumes da sociedade na época, percebi isto pelas suas descrições detalhadíssimas em cada parte dos seus capítulos. A narração é feita em terceira pessoa, sendo um narrador observador, que tinha uma gigantesca sapiência sobre os sentimentos das personagens, pois sempre descrevia suas emoções, problemas internos e externos. Uma obra perfeita! Um livro belíssimo!

"As antigas fúrias tinham as púpilas vermelhas
Os cabelos eriçados de serpentes
As mãos pesadas a boca sequiosa
De sangue a cara tatuada."
(Ménades - p:. 176)

  Autora: @IsabelaMiao 

Nota: 10,0

Trecho do livro: "Foi em direção ao lago, de águas cristalinas, era tão belo que faria qualquer um acreditar em cenários de contos de fadas, com árvores frutíferas à sua volta, diversas canções no ar, os pássaros, a brisa, até mesmo os sons dos an...

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Trecho do livro: "Foi em direção ao lago, de águas cristalinas, era tão belo que faria qualquer um acreditar em cenários de contos de fadas, com árvores frutíferas à sua volta, diversas canções no ar, os pássaros, a brisa, até mesmo os sons dos animais - gansos e sapos, que ali viviam era relaxante, Geneviève se esqueceu de seus problemas, por um breve momento."

Enredo: "Após uma incansável busca, finalmente o Rei, Gustav, encontrou o que procurava; o Grande Livro dos Monges. Sonhava em transformar grafite em diamante, e exatamente neste livro, estava a fórmula. Mas, havia um problema, um dos "ingredientes" necessários não era a coisa mais fácil de se achar, e o Rei, obviamente, não se arriscaria a tal ponto. Mandaria outras pessoas buscarem para ele, e isso não seria de graça, então deveria oferecer uma recompensa valiosa, mas o quê? Faltavam três semanas para o aniversário de 18 anos de Geneviève, deveria assumir o trono aos 25, mas seu pai estava muito afetado pelo cansaço, e também ausente, por conta de suas pesquisas; então adiantaria sua coroação. Mas, o rei sabe como é difícil reinar sozinho, e não permitiria a mesma coisa à sua filha, deveria casá-la logo. Apenas conectou os pontos, mas é claro! Quem trouxer o item restante para sua fórmula, terá a mão de sua filha. Mas, a Princesa não vai simplesmente aceitar isso! Ela fará o seu máximo para impedir esse casamento, nem que esse máximo seja se vestir de caçador e sabotar a conquista dos "pretendentes"."

Crítica: Uma obra sobre uma mulher à frente do seu tempo, que não queria um príncipe, tinha a certeza que poderia governar sozinha e faria de tudo para impedir seus pretendentes de ganhar sua mão. Uma princesa forte, batalhadora e muito inteligente, revolucionando o período em que vivia, com sua determinação, força e sapiência. Um livro que mostra para todos que as mulheres não precisam de "príncipes", são capazes de governar sua vida, seu reino e sua vontade, travando batalhas com o mundo para mostrar que são vencedoras. A autora está de parabéns pelo assunto escolhido, pela reflexão arraigada em sua narrativa e pela bela descrição de sua obra, caracterizando um excelente livro de ficção histórica. Leiam, pessoal! Este livro merece muito reconhecimento, vocês vão gostar do enredo!

Somente duas coisas incomodaram-me na obra: os capítulos, para uma ficção histórica são muito curtos. E os parágrafos poderiam ter uma divisão diferente, pois em algumas partes da narração, a autora coloca uma descrição de duas linhas em um parágrafo e uma de dez em outro, podendo, na maioria das vezes, se convir, misturar-lhes, para deixar uma beleza estética maior em seu livro. A ortografia é excelente, não tenho o que reclamar da acentuação. Ocorreram alguns desvios de pontuação, mas creio que com uma pequena revisão tudo será esclarecido.

Autora: @BeatrizzMendonca

Nota: 9,0

Os selos são ilustrativos!

Envie-nos um e-mail requerendo sua capa com o selo. No corpo do e-mail, você precisa identificar o nome do livro, o tamanho do selo que desejas e em que posição da capa ele ficará melhor para ti.

O e-mail para requisição da capa deve ser enviado até o dia 09/02.

O e-mail é o seguinte:
projetoremember7@gmail.com

PROJETO REMEMBERWhere stories live. Discover now