Salmo 55

188 14 13
                                    

____🌾 Davi queixa-se da malícia dos seus inimigos, persevera em oração e lança a sua carga no Senhor🌾____


Inclina, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica.


Atende-me, e ouve-me; lamento na minha queixa, e faço ruído,


Pelo clamor do inimigo e por causa da opressão do ímpio; pois lançam sobre mim a iniqüidade, e com furor me odeiam.


O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim.


Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu.

6
 Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso.

7
 Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. (Selá.)

8
 Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade.

9
 Despedaça, Senhor, e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade.

10
 De dia e de noite a cercam sobre os seus muros; iniqüidade e malícia estão no meio dela.

11
 Maldade há dentro dela; astúcia e engano não se apartam das suas ruas.

12
 Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.

13
 Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo.

14
 Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus.

15
 A morte os assalte, e vivos desçam ao inferno; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles.

16
 Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.

17 
De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.

18 
Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim; pois havia muitos comigo.

19
 Deus ouvirá, e os afligirá. Aquele que preside desde a antiguidade (Selá), porque não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus.

20
 Tal homem pôs as suas mãos naqueles que têm paz com ele; quebrou a sua aliança.

21
 As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas.

22
 Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.

23
 Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em ti confiarei.

🌾🌾🌾
Comentando o versículo 12.


    
    Absalão, o filho rebelde de Davi, avançava com seus exércitos em direção a Jerusalém. O rei amava a cidade e sabia que, se permanecesse ali para enfrentar o inimigo, a cidade de Jerusalém seria destruída. Guiado pelo bom senso, Davi iniciou a retirada.
    Seguiu Davi pela encosta das Oliveiras, subindo e chorando; tinha a cabeça coberta e caminhava descalço; todo o povo que ia com ele, de cabeça coberta, subiu chorando. Então, fizeram saber a Davi, dizendo: Aitofel está entre os que conspiram com Absalão.( II Sam. 15:30 e 31).
    Aitofel tinha sido até então membro do conselho de Davi. O rei confiava nele, e a sua tristeza aumentou ao sentir-se traído por um amigo. Toda traição é dolorosa. Mas quando o traidor é alguém em quem você confia, dá a impressão de que o chão estremece sob os seus pés. Não existem piores inimigos que aqueles que se fingem de amigos, porque eles conhecem você e sabem quais são os seus pontos frágeis.
   Perceba a tristeza do rei: “Mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo. Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à casa de Deus.” Sal. 55:13 e 14.
    É assombroso saber que Aitofel congregava com Davi na mesma igreja. Também existem traidores na igreja, entre os que dizem ser cristãos. É assustador, mas é real. Pessoas que nunca permitiram que o evangelho trabalhasse no coração, vivem um cristianismo teórico, de fachada. Mas o coração nunca foi convertido. O fim de Aitofel foi triste. Acabou traindo a si mesmo: Suicidou-se. A amizade é algo tão sagrado que o próprio Senhor Jesus Cristo chama-se de o nosso amigo. O traidor por conveniência, por inveja ou simplesmente por maldade, pisa na terra sagrada da amizade para corrompê-la com a traição.
    Se você foi ferido pela atitude desleal de um “amigo”, peça a Deus que tire a mágoa de seu coração. Administre a traição com altruísmo. Aprenda a perdoar. Jesus aceitou o traidor Judas e participou da última ceia com Ele. Não o condenou. Deixou que a própria vida se encarregasse de cobrar-lhe o preço da traição.

_____🌾 Oremos 🌾____

Deus, é tão difícil esperar pela tua resposta e pela tua provisão. Mas vem nos dá paciência até chegar o momento certo. Nós concede paz para aceitar as coisa que não queremos passar. Acima de tudo ajuda-nos a não tomarmos providências sozinhos ou agir de acordo com nossas convicções. Não nos deixe se afastar de Ti. Amém.

Deus é fiel  🌾🌾
Glaucilene.

Livro de Salmos IlOnde histórias criam vida. Descubra agora