Salmo 65

104 12 7
                                    

____🌾 Davi louva a Deus e dá-lhe graças pelas bênçãos recebidas 🌾____

1
A ti, ó Deus, espera o louvor em Sião, e a ti se pagará o voto.

2
Ó tu que ouves as orações, a ti virá toda a carne.

3
Prevalecem as iniqüidades contra mim; porém tu limpas as nossas transgressões.

4
Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo.

5
Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra, e daqueles que estão longe sobre o mar.

6
O que pela sua força consolida os montes, cingido de fortaleza;

7
O que aplaca o ruído dos mares, o ruído das suas ondas, e o tumulto dos povos.

8
E os que habitam nos fins da terra temem os teus sinais; tu fazes alegres as saídas da manhã e da tarde.

9
Tu visitas a terra, e a refrescas; tu a enriqueces grandemente com o rio de Deus, que está cheio de água; tu lhe preparas o trigo, quando assim a tens preparada.

10
Enches de água os seus sulcos; tu lhe aplanas as leivas; tu a amoleces com a muita chuva; abençoas as suas novidades.

11
Coroas o ano com a tua bondade, e as tuas veredas destilam gordura.

12
Destilam sobre os pastos do deserto, e os outeiros os cingem de alegria.

13
Os campos se vestem de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo; eles se regozijam e cantam.

🌾🌾🌾

Comentando o versículo 9.

     A sensibilidade encontra beleza onde as pessoas comuns vêem simplesmente fatos. No versículo de hoje, Davi enxerga Deus como um jardineiro amoroso e preocupado com o Seu jardim. “Tu visitas a terra e a regas”. Se você levar em conta que a maior parte das terras bíblicas era deserta, entenderá mais ainda o cuidado maravilhoso do Criador com Sua criação. Deus não criou desertos. Criou vida, vegetação, animais; enfim, um mundo que explodia numa festa de cores e música. Foi a entrada do pecado que trouxe a morte, os desertos e a seca. Davi retrata a Deus enriquecendo a Terra copiosamente. Assim são as coisas com Deus. Ele gosta de abundância, “prepara o cereal” para que o povo tenha o alimento na hora certa.
     Para cumprir Seus propósitos Deus usa a chuva. “Os ribeiros de Deus são abundantes de água”, escreve Davi. Esses ribeiros estão cheios, mas são apenas ribeiros. Não são rios enormes como o Amazonas ou o Nilo. O rio Jordão não passa de um ribeiro. Mas é um ribeiro constante. Não pára de irrigar a terra e trazer vida. Uma vida sem Cristo é como um deserto. Outro dia, conversei com uma pessoa que me disse: “Minha vida é um deserto. Não tenho emprego, nem amigos, nem família, e agora já nem saúde.”
Essa me falava da dor que sentia ao ver os amigos da juventude prósperos e felizes. “O que fiz de errado?”, perguntou. Quando lhe falei de Jesus, mostrou indiferença. Nunca prestou atenção às coisas espirituais. Para ela, ser honesto e respeitar as pessoas era a melhor religião, e isso era suficiente. Mas a realidade estava dizendo o contrário. Sua vida não estava enriquecida. Sentia-se seca, improdutiva.
     Antes de iniciar suas atividades hoje, diga como Davi: “Tu visitas a terra e a regas; Tu a enriqueces copiosamente; os ribeiros de Deus são abundantes de água; preparas o cereal, porque para isso a dispões.”

_____🌾 Oremos 🌾______

Senhor, és um Deus de milagres e nada é impossível para aqueles que oram no poder do teu Espírito Santo. Ensina-nos a orar com ousadia e confiar que não há impossível diante do teu grandioso poder. Não permitas porém que nossas orações seja além daquilo que reservaste para nós e nem para a vida daqueles por quem em pró oramos. Amém.

Posso todas as coisas naquele que me fortalece. 🌾🌾
Glaucilene 🌸

Livro de Salmos IlOnde histórias criam vida. Descubra agora