Salmo 59

106 10 5
                                    

____🌾 Davi suplica a Deus que o livre e protesta sua inocência 🌾____

1
Livra-me, meu Deus, dos meus inimigos, defende-me daqueles que se levantam contra mim.

2
Livra-me dos que praticam a iniqüidade, e salva-me dos homens sanguinários.

3
Pois eis que põem ciladas à minha alma; os fortes se ajuntam contra mim, não por transgressão minha ou por pecado meu, ó Senhor.

4
Eles correm, e se preparam, sem culpa minha; desperta para me ajudares, e olha.

5
Tu, pois, ó Senhor, Deus dos Exércitos, Deus de Israel, desperta para visitares todos os gentios; não tenhas misericórdia de nenhum dos pérfidos que praticam a iniqüidade. (Selá.)

6
Voltam à tarde; dão ganidos como cães, e rodeiam a cidade.

7
Eis que eles dão gritos com as suas bocas; espadas estão nos seus lábios, porque, dizem eles: Quem ouve?

8
Mas tu, Senhor, te rirás deles; zombarás de todos os gentios;

9
Por causa da sua força eu te aguardarei; pois Deus é a minha alta defesa.

10
O Deus da minha misericórdia virá ao meu encontro; Deus me fará ver o meu desejo sobre os meus inimigos.

11
Não os mates, para que o meu povo não se esqueça; espalha-os pelo teu poder, e abate-os, ó Senhor, nosso escudo.

12
Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios, fiquem presos na sua soberba, e pelas maldições e pelas mentiras que falam.

13
Consome-os na tua indignação, consome-os, para que não existam, e para que saibam que Deus reina em Jacó até aos fins da terra. (Selá.)

14
E tornem a vir à tarde, e dêem ganidos como cães, e cerquem a cidade.

15
Vagueiem para cima e para baixo por mantimento, e passem a noite sem se saciarem.

16
Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia.

17
A ti, ó fortaleza minha, cantarei salmos; porque Deus é a minha defesa e o Deus da minha misericórdia.

🌾 🌾 🌾
Comentando o versículo 16.

    Muitas vezes Davi viu a sua vida ameaçada. Viveu situações nas quais sentia que tinha chegado ao fim. Do ponto de vista nosso, não havia solução. A noite estava escura. Do lado de fora, os guardas, como cães raivosos, vigiavam atentamente a casa de Davi. A ordem de Saul era: "Não o deixem fugir". Amanhã, eu mesmo o executarei (I Sam. 19:11). Então, Mical desceu Davi por uma janela; e ele se foi, fugiu. Você pode imaginar a ira de Saul, ao descobrir que Davi havia fugido?
    Lendo a história, como é narrada, eu chego à conclusão de que a fuga dele foi o resultado da esperteza de sua esposa, Mical. Assim somos nós. Tão logo saímos de uma situação difícil, pensamos: "Que sorte eu tive. Ainda bem. Foi por pouco". É mais fácil damos o crédito do livramento às pessoas, ou coisas. Davi fez diferente. Ele disse: "Cantarei a Tua força". Ele está se referindo à força de Deus. Aquele amanhecer poderia ter sido o mais trágico de sua existência. Quando o dia clareasse no horizonte, ele poderia estar morto. No entanto, estava vivo e longe da fúria dos seus inimigos.
     Cada amanhecer é um presente da misericórdia divina. A noite pode ter sido escura e tenebrosa, cheia de perigos e violência. Mas o sol sempre sai, trazendo alegria, esperança e a perspectiva de uma nova oportunidade. Temos uma saída: o auxílio do Senhor. Em nossas orações busquemos pela ajuda divina.

_____🌾 Oremos 🌾_____

Senhor, como tua fidelidade é evidente em nossas vidas, quando olho para as lutas do passado vejo como nós levaste acima das dúvidas. Tu mostrasse que temos valor porque pertencemos a ti. Também não permitiu que nos acomodasse mesmo quando parecia mais aceitável entregar os pontos. Sempre desejamos um pouco de alívio, mas tu oferece a cura completa e a prosperidade é ilimitada todos os dia. Firma tuas bençãos em nós e não nos deixa duvidar. Amém.

Até aqui nos ajudou o Senhor.
Glaucilene com Aldo.🌾🌾

Livro de Salmos IlOnde histórias criam vida. Descubra agora