5 formas de aliviar a TPM

520 27 0
                                    

1-Pratique atividade física

Os exercícios físicos fazem bem para o corpo e a mente. As atividades físicas liberam endorfinas, que provocam sensação de prazer, relaxam, ajudam no funcionamento do intestino e reduzem o edema característico do período. lembre-se que o ideal é praticar exercícios moderados. Atividades intensas podem agravar os sintomas. Recomendo praticar caminhada, trote, ciclismo, natação e hidroginástica, por pelo menos 30 minutos, quatro vezes por semana. A yoga também é excelente para amenizar os sintomas da TPM.

2-Alimentos para evitar

A mudança de hábitos alimentares não deve se restringir ao período de TPM, mas evitar alguns alimentos pode aliviar os sintomas. Evite o consumo de café e seus derivados, reduza o sal da comida, evite doces em excesso e fuja do álcool. O ideal é procurar fazer refeições mais frequentes, com menor quantidade de alimentos. Consuma alimentos mais leves, com teor reduzido de gordura saturada e sal. Dê preferência para frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos como a melancia, aspargos, salsa, agrião e morango.

3-Inclua na dieta

Recomenda-se investir nos alimentos ricos em magnésio. Você já deve inserir estes alimentos na sua rotina alimentar, mas coma figo, aveia, beterraba, alcachofra, quiabo, abacate e banana, entre outros alimentos ricos no nutriente, especialmente, alguns dias antes e durante o período menstrual.

Outras dicas: salmão, azeite de oliva, nozes, castanha e linhaça podem melhorar a circulação e também reduzir o inchaço. Vegetais verdes escuros são ricos em cálcio, que ajuda a aliviar cólicas. Já o consumo de arroz integral, feijão, ervilha, aveia, trigo, soja pode amenizar a irritabilidade durante o período, enquanto a soja e seus derivados aumenta a disposição e reduz a fadiga. Carnes, banana, atum, semente de gergelim, grãos integrais, batata, levedo de cerveja e lentilha. Durante a TPM você sente uma vontade incontrolável de comer chocolate? A carência de magnésio é responsável por essa necessidade, já que o cacau é rico neste nutriente. Você pode até comer um pedacinho de chocolate, mas invista no consumo de soja, aveia, arroz integral, feijão e tomate, alimentos ricos na substância.

4-Sinta prazer no seu dia

Sair da rotina pode ser uma ótima forma de mandar a irritabilidade para longe. Também recomenda-se evitar qualquer tipo de discussão nesse período. A tendência de se arrepender do que disse é muito grande. Tire um dia para você! Durma bem, acorde disposta, faça uma caminhada, vá ao salão fazer as unhas e não deixe de namorar. Sinta prazer nas suas atividades e seu dia, com certeza, será mais alegre.

Dica: Se você fica tão irritada que pensa em tomar um calmante, opte pelos naturais. O chá de camomila acalma e ajuda a reduzir o edema. Já o suco ou chá de maracujá, alivia a irritabilidade e ajuda a relaxar. Também recomenda-se acrescentar gengibre a estas bebidas. O alimento possui propriedades anti-inflamatórias, que ajuda a reduzir dor de cabeça e cólicas durante a TPM.

5-Procure orientação médica

Cerca de 5% dos casos de TPM precisam de tratamento com medicamentos. Como não é possível identificar se você faz ou não parte desse grupo de mulheres, o ideal é procurar um ginecologista ou endocrinologista, caso as dicas acima não amenizem os sintomas do período.

Querida TPMحيث تعيش القصص. اكتشف الآن