CAPITULO 2: A BASE DA MANIPULAÇÃO

134 4 0
                                    


Qual é a base para a manipulação?

Como eu sei que estou sendo manipulado?

A base para manipulação vem da crença dita no capítulo anterior e na capa desse livro, que é a crença de uma única verdade e mais nada. Esse é o problema que a nossa sociedade enfrenta, aonde as pessoas são manipuladas por coisas simples e banais como Notícias, Entretenimentos ou Ideias. Por conta dessas 3 coisas fica fácil criar uma sociedade aonde ela não pensa e vive sempre na ignorância, principalmente aquelas que se acham imanipuláveis e que não são afetadas por pensamentos de qualquer um e daquelas pessoas que quer o mal e não o bem-estar. Muitos acham que estão livres da manipulação, mas mal eles sabem que quem acha isso são os mais fáceis de manipular, afinal vão criar um ego tão grande da razão por defender uma ideia e não pensar por si só, que alguma informação nova coletada em algum livro ou artigo vai agregar aquilo como a única verdade ao e acreditar que aquilo é veridico, e ai mora o grande perigo.

Alguns até compreendem que são manipulados, mas não conseguem sair dessa prisão por não ter vontade, afinal a manipulação pode ser até bom por dar razão em algum contexto, e vemos isso na mídia com as Fake News (Noticias Falsas) mesmo sendo falsas as pessoas já saem compartilhando para ter a razão e o seu ego inflado. E o resultado é que a pessoa foi manipulada e não percebeu, e quando tem a percepção disso acaba acordando numa realidade totalmente diferente. Mas lembre-se que nunca é tarde pra acordar, porém é preciso reconhecer que de qualquer jeito você vai ser manipulado uma hora ou outra por alguma ideia.

Vou citar até mesmo como exemplo as eleições que ocorreram esse ano.

Então nós tínhamos 2 lados brigando, ou seja, 2 espectros políticos brigando para chegar ao poder. Os dois não tem um histórico muito bom, e por conta disso as pessoas elas se venderam em propagandas baratas, muitos iriam votar em candidato X por tirar um certo partido no poder, e outros querendo votar no candidato Y por ser contra o politico X em relação a sua personalidade.

Mas enfim, as pessoas se deixaram manipular por conta disso, afinal em vez de buscar o bem-estar do país e da sociedade só brigaram porque não queriam tal politico no poder e isso causou uma discórdia na sociedade e uma briga intensa.

Porém, não estou querendo defender lados, o que ocorre é a sociedade ter perdido a sua essência por conta de 2 políticos, afinal poderia ser qualquer um, só são 2 pessoas que tem uma certa formação e que levantaram a mão para se candidatar a presidente, e como as pessoas elas sente a necessidade de ter alguém pra decidir por você acabam tentando eleger aquele que representa as suas ideias, mas isso nunca ocorre e nessas eleições mostrou muito bem isso.

As pessoas se deixaram manipular facilmente, e deixaram até mesmo de criticar o que seria bom para a sociedade com base nas pautas de cada um, e não por sua personalidade ou porque alguém disse que tal candidato é ruim, pois se você não conhece do candidato como vai saber se ele é realmente ruim? Então para isso você deve pesquisar e é isso que a sociedade deixa de fazer, mesmo por dizer que estudou em relação a algum assunto, não significa que esteja 100% correto e é necessária uma discussão um debate sobre o assunto.

Mas como eu sei se estou sendo manipulado ou não?

Quando deixamos de nos autocriticar já demonstra que estamos sendo manipulados. Os grandes intelectuais desenvolveram a depressão não só por serem mais inteligentes que os outros, mas por entender a sociedade e como ela está manipulada por pensamentos prontos, faz o grande intelectual que saiu dessa prisão achar que é o único e que está sozinho, afinal quando alguém sai dessa prisão a primeira coisa que ocorre é ser chamado de louco.

A sociedade ela sempre foi manipulada, e assim como eu você pode ter sido manipulado alguma vez por algum meio de comunicação ou por alguma ideia que você achou muito interessante, mas nem se quer correu atrás para pesquisar a base dessa ideia e assim se tornar mais um que usa pensamentos prontos e não o pensamento que você mesmo analisou.

Como eu disse, a base da manipulação é crer numa única verdade, se você é assim já é um grande indicio de que você está sendo manipulado, uma outra coisa é criar desejos e se apegar muito a uma ideia e vê ela como sendo a única favorável e sendo essa a correta. Porém como você sabe se é mesmo a correta? Já leu os críticos dessa ideia? O que eles têm para falar da ideia que você depositou a sua crença? Mesmo que você não mude o seu pensamento e isso é o correto, mostra que você não se convence facilmente e esse é uma outra característica de uma pessoa que é manipulada. Por você pesquisar a respeito do assunto e parar pra entender outros pontos de vista, você sai de uma Doxa e começa a ver outros horizontes.

Então tudo se resume a como você trata a informação que vem até você. Será que você crítica? Acredita totalmente? Não desconfia de ter um detalhe faltando? Eu recomendo que você sempre faça essas 3 perguntas e no fim espero que chegue na conclusão óbvia, que é a famosa frase: "Vou pesquisar e depois conversamos." É melhor do que aceitar a verdade dita por alguém de cara, pois todos tem uma verdade dentro de si, você tem a sua e eu tenho a minha só basta escolher qual acreditar, e que consulte a fonte ou a mãe de tudo antes de decidir isso!

A Arte de não ser ManipuladoWhere stories live. Discover now