2° Lugar Poesia- Poesias da Alma

17 2 0
                                    

Autor(a): @angecoutinho
Resenha feita por @the-sk8erboi

💎💎💎

Não vamos acorrentar a poesia com temas, a poesia apenas é, então deixa-a ser." A sinopse do livro começa com essa lição e pedido, alertando sobre como insistem em colocar regras e temas na poesia (algo comum no site), procurando encaixar cenários e rimas por likes, por exemplo, sem preocupar-se com a criação. O livro começa com o poema "Mulher", o mais bem escrito do concurso inteiro. Nesse, há uma espécie de mandamentos, leis e escrituras que despertam a força em quem o lê.

Em "Ilusão", a autora pede distância de quem o ama, mesmo prevendo a dor, em busca de aprender a viver sem esses sentimentos românticos, que soam ilusórios. Em seguida, uma ótima releitura do poema famoso de Gonçalves Dias. O final do livro só peca nas inversões de frases a fim de rimar, dando um tom previsível e muito cansativo.

O tom divertido e sincero da obra acaba sendo ofuscado pela repetição dos sons, impedindo-a de alcançar o topo do concurso.
Entretanto, não há como ignorar toda estrutura estética e inclusive social (como em "Na Minha Terra...") que o livro possui,  com temas incomuns sendo bem explorados e havendo diálogo entre cada capítulo, dando à prata um significado muito maior que imaginamos. 

💎Entrevista💎


O que levou você a ser escritor(a)?

Escrevo desde que consigo me lembrar, aprendi a escrever aos 5 anos e nunca mais parei. Escrevi, e ainda escrevo, muitos diários, estórias, poemas, músicas. Não consigo definir o que me levou por esse caminho, mas posso garantir que a vida não seria tão magnífica se não fosse pela escrita.

Qual foi a sua maior motivação?

O desejo de colocar no papel sentimentos, sonhos, vidas e amores.

Você sempre teve esse sonho de escrever?

Não consigo me lembrar de um momento na vida em que o sonho de escrever não estivesse presente de alguma forma.

Tem algum escritor(a) que você se inspira?

Muitos, na verdade. Jane Austen, Anne Frank, Julia Quinn...

Qual foi seu objetivo ao escrever seu livro?

Eu vinha passando por momentos complicados, e sentia que precisava colocar meus sentimentos em palavras. Quando comecei queria apenas que outras pessoas pudessem também sentir sua força, enxergar o passado, mas estar pronto para o presente, não duvidar de si mesmo, e ter a coragem para seguir em frente, independente de tudo.

Como reagiu ao saber que ficou entre as colocações no concurso?

Eu fiquei louca de euforia! Entrava no wattpad todos os dias, quando vi que o resultado tinha saído eu disse a mim mesma que não tinha ficado entre os vencedores, horrível, eu sei, comecei a ler os nomes, e quando vi o meu eu dei um grito, comecei a contar para todos, cheguei na faculdade e contei para meu professor de literatura. Fiquei muito orgulhosa de mim mesma, de ter tentado, mesmo sentindo medo de não conseguir. Vencer o medo é uma vitória indescritível.

Qual a maior dificuldade em escrever um livro?

A dificuldade em escrever poesias é que você se expõe, querendo ou não, são sentimentos, pensamentos, desejos, é você em palavras. Se sentir exposto é a parte mais difícil de se escrever um livro de poesias

Quais são seus projetos para o futuro?

Uau, que pergunta difícil! Eu tenho muitos, não consigo evitar. Com certeza escrever meu primeiro romance é um dos projetos mais desafiadores que tenho comigo.

No geral, ser autor é fácil ou difícil? Quais são as maiores dificuldades?

É difícil, conseguir colocar no papel tudo que a mente cria é um desafio e tanto, mas acredito que a maior dificuldade esteja no pouco reconhecimento que um autor tem. Se ele não for um "superstar", seu trabalho é desmerecido. 

Fale um pouco da sua obra e que mensagem ela passa aos que leem e irão ler futuramente?

Como disse anteriormente, foi escrita em momentos de grande luta. Eu espero, de coração, que ela convença você sobre sua força, sobre a necessidade de cuidar da nossa natureza, que uma batalha não é o fim da guerra, que se alguém que você ama foi embora, você é forte demais, forte o suficiente para sair do buraco da dor e seguir em frente.





Entrevistas e Resenhas DWOnde histórias criam vida. Descubra agora