SPELAION - PARTE I

20 9 2
                                    

A doutora Kiran Chawla suspirou e acendeu um cigarro.
O monitor piscava com a mensagem "SIMULAÇÃO REALIZADA COM SUCESSO", outra vez. Era apenas a última de uma sucessão de falhas do projeto Spelaion. Chawla estava acostumada com isso, mas sua situação estava ficando complicada se não obtivesse um resultado expressivo nas próximas semanas poderia perder o trabalho de uma vida inteira.

Seu reflexo no monitor do computador mostrava uma face enrugada, cansada dos anos de trabalho infrutífero. A palavra "SUCESSO", piscava zombando dos seus esforços para criar uma falha na simulação. Chawla desligou o monitor e foi para o escritório. Precisava de um tempo sem aquele maldito computador por perto.
Construir aquela instalação havia custado uma fortuna, parte do seu próprio bolso, e mais tempo do que deveria. Mas o resultado tinha deixado-a orgulhosa. Afundou na cadeira e abriu um novo arquivo de relatório no seu notebook.

PROJETO SPELAION

// RELATÓRIO SIMULAÇÃO NÚMERO 541

/GRUPO P12 – VARIAÇÃO EX-MACHINA 3:

< PYOTR BARYSHEV, 97 >

/Rodamos a simulação de um líder religioso até os 97 anos. A ondulação de autoconsciência foi baixíssima como esperado, com picos mínimos em momentos de questionamento da própria fé, e do lugar do simulado dentro do universo. A simulação apresentou ondulações de sanidade com a inserção de uma voz de deus, mas foram dentro do esperado. Nenhum sinal de que o programa pudesse quebrar a simulação e atingir consciência de si mesmo.

/Encerro hoje as simulações de religiosos. Foi a mais infrutífera de todas. O resultado atingido pelo monge budista alcançando o nível 2 de autoconsciência sem passar pelo nível 1 segue impossível de ser replicado e será categorizado como falha no sistema. Futuramente poderá ser reaberto para investigações.

Chawla parou de digitar e encarou a tela. A lista com os próximos simulados preparados pela sua equipe não era promissora. "Esquizofrênico com visões de estar preso em um mundo eletrônico". Chawla suspirou, "não é assim que esquizofrenia funciona". "Neurocientista descobre parte do cérebro que reage de forma pré-programada a certos estímulos". "Interessante, mas rodamos uma similar sem sucesso". "Bilionário da tecnologia chega à conclusão de que devem estar vivendo uma simulação". Chawla soltou os arquivos e massageou as têmporas. "Mais variações que tiveram classificações positivas. Nada novo". Levantou para observar os livros atrás da cadeira. A estante ficava entre seus diplomas, os separando em duas categorias. Psicologia e Filosofia na esquerda, Engenharia de Inteligência e Programação na direita.

Precisava de uma história complexa com personagens mais vivos. Sua equipe era excelente com a programação das simulações, mas sofriam com falta de imaginação. 

Omnes Viae: Contos Fantásticos - Completo na AmazonWhere stories live. Discover now