Até a meia-noite, pt. 7, por Renato Jardim

231 45 11
                                    

— Eu ainda nem consigo acreditar em tudo o que aconteceu. Mas estou feliz por te entender melhor, vó. Quero aprender tudo sobre eles, quero que me ensine.

— Ora, eu te ensinei a vida inteira. Agora que você acredita, basta usar o que te falei como lições e não como simples histórias. — Ela sorri para mim e depois para Isis. — Prazer em conhecê-la, Isis, obrigada por cuidar da Maria enquanto estava acamada. Bem, vou entrar, preciso do meu chazinho antes de dormir.

Vovó sorri e entra para casa. Isis permanece olhando as estrelas fixamente.

— Obrigada, Maria. Pensei que fosse ficar ali para sempre. — Encostada no parapeito ao meu lado, Isis sorri.

— Você me salvou primeiro e eu precisava retribuir.

Ela se vira para mim.

— Por baixo da terra, as árvores são conectadas por suas raízes, trocam informações. Foi o mesmo que aconteceu aqui, não foi? Mesmo de longe o meu povo se conectou com o seu e trocamos informações. Vocês se uniram para acabar com o vírus aqui e nós nos unimos lá para caçar o Dué. Eu espero que um dia nossos povos possam se unir diretamente contra o mal. Por baixo e por cima da terra.

— Eu também espero. Nosso encontro é a prova de que isso pode acontecer em escala maior, né?

— Vamos lutar juntas para que isso aconteça um dia. — Ela olha para a floresta escura no horizonte. — Preciso ir. Obrigada por existir, Maria Alice.

Ela se aproxima e meu coração dispara. Perto de mim, sinto o calor que seu corpo emana. A filha da mata se inclina para frente e beija minha testa.

— Passo aqui amanhã para te ver. — Ela sorri e se distancia.

Na varanda ainda a observo caminhar lentamente como nos dias de quarentena em que vinha me visitar. Eu não sei o que sinto exatamente por ela. É uma garota ou uma criatura? Não sei. Mas sei exatamente o que a sua presença me ensinou. Tenho uma noção tão grande do quanto posso ser útil e do quanto eu quero ser. Não apenas àqueles que conheço. Como ela fez comigo, quero me apresentar sempre nos momentos de dificuldade e ter meu coração aberto, seja a quem for. Algo está desperto aqui dentro. Sinto uma necessidade tão grande em mim agora. A partir de amanhã tudo será diferente, dentro e fora de mim.

Nossa, já passa da meia-noite, preciso dormir.

Vai ficar tudo bemWhere stories live. Discover now