parte I.

1K 101 43
                                    




Verde, verde,
O cipreste no monte.
Firme, firme,
A pedra no riacho.
A vida do homem vivida neste mundo,
É como a estada de um viajante apressado.
Uma taça de vinho juntos nos fará feliz,
E uma amizade não é um problema.
-- Poema chinês 3, Dezenove Pedaços de Poesia Antiga, autor desconhecido

Londres, 1892

Xiao Zhan endireitou a frente de seu terno, ajeitou seu cabelo, e respirou fundo. A ideia de conhecer o novo embaixador interino -- e o novo chefe interino de Xiao Zhan -- estava o deixando nervoso desde que ele descobriu que o Embaixador Wu foi chamado de volta para casa. Agora que o momento estava próximo, seu estômago estaca em nós de um jeito que ele não experienciava em anos.

Com certeza, esse tipo de nervosismo era desnecessário. Afinal, Xiao Zhan já havia se destacado como um dos adidos mais competentes da embaixada, especialmente considerando a sua idade. Ele se perguntava que tipo de tarefa o Embaixador Wang teria para ele. Ele esperava que fosse algo importante, como ajudar a estabelecer um acordo comercial. Xiao Zhan recentemente tem se sentido entediado com seu trabalho, algo que ele não achava que fosse possível nem a um ano atrás, e estava procurando um desafio para agarrar com unhas e dentes. Se ele tinha que viver em uma ilha aborrecia e chuvosa, ao menos seu trabalho tinha que valer a pena. De verdade, Xiao Zhan gostava da Inglaterra, mas certamente ela não tinha um tempo ideal.

Após respirar fundos para arranjar forças, Xiao Zhan segurou a maçaneta da porta e empurrou. O escritório do embaixador, quando foi revelado, era grandioso como sempre foi, mesmo não sendo tão grande. Ele tinha um esplendor em sua mobília -- a madeira escura, a estante abarrotada de livros de todas as línguas, o veludo vermelho escuro dos sofás e das cadeiras.

Embaixador Wang estava sentado na mesa imponente, arrumando pilhas de papéis e olhou pra cima quando Xiao Zhan entrou. "Ah! Xiao Zhan, eu presumo? Entre, jovem," ele saudou em Mandarim. Ele indicou com as mãos para Xiao Zhan entrar e indicou para ele sentar. "Chá?"

Xiao Zhan sorriu e inclinou a sua cabeça. "Obrigado."

Era um gesto de boa vontade e respeito e o nervosismo de Xiao Zhan diminuiu um pouco. Ele aceitou o seu chá -- servido em copos tradicionais, não no estilo da Inglaterra -- e esperou o Embaixador Wang começar a conversa, que ele começou depois de longos minutos saboreando sua infusão.

"Obrigado por me encontrar. Eu confio que iremos trabalhar muito bem juntos. Embaixador Wu falou coisas excelentes de você." O embaixador apontou para um pedaço de papel dobrado. Xiao Zhan se mexeu em seu assento, se sentindo corar de prazer com as palavras. "Agora, a tarefa que eu tenho em mente pode ser um pouco... não ortodoxa."

Xiao Zhan abaixou seu copo silenciosamente e esperou, intrigado.

Embaixador Wang limpou sua garganta e entrelaçou seus dedos na superfície da mesa. Se a ideia não fosse absurda, Xiao Zhan acreditaria que ele estava desconfortável. "Eu certamente espero que você irá levar isso a sério como se fosse qualquer outra tarefa. É importante pra mim, pessoalmente."

Mais curioso e mais curioso. Xiao Zhan inclinou sua cabeça para indicar que estava escutando.

"Como você sabe, eu sou novo nesse país, assim como minha família," ele disse. "eu tenho um filho. Ele é um jovem, mais novo que você e pode ser um pouco reticente. Ele só sabe o inglês que aprendeu na escola, e não é de sua natureza procurar por ajuda. Eu me preocupe que, sem influência externa, ele irá passar todo o seu tempo sozinho. É incerto quanto tempo ficaremos aqui, por isso eu gostaria que ele conhecesse a cidade melhor."

Xiao Zhan sentiu seu corpo gelar. Ele já podia dizer para onde o vento estava soprando.

"Eu entendo que pelo Embaixador Wu você é alguém extremamente confiável." Nessa hora, ele encontrou o olhar de Xiao Zhan e deu um sorriso discreto embaixo do seu bigode. "Eu espero que não seja de grande inconveniência mostrar a cidade para o meu filho por uma semana, para melhorar seu conhecimento da vida inglesa e as várias atrações que Londres tem a oferecer."

bound with a same-heart knot [YIZHAN]Where stories live. Discover now