Jogando xadrez

361 114 412
                                    

— Rigel, você já tem dez anos, preciso te ensinar uma coisa importante

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

— Rigel, você já tem dez anos, preciso te ensinar uma coisa importante. A vida é um jogo de xadrez, os melhores estrategistas são os que vencem o jogo, e você precisa aprender as estratégias com um bom jogador, como eu — disse meu pai.

Ele trabalha num enorme prédio espelhado na cidade vizinha, já fui lá um dia, é bem grande. Ele tem uma sala maneira, com uma cadeira de couro confortável, e tudo o que faz é digitar coisas importantes e mandar nas pessoas pelo telefone, eu adoraria ligar para a secretária pedindo que trouxesse meus rocamboles preferidos, mas meu pai pediu café. Ele disse que trabalhou muito para conseguir tudo o que temos, todo o dinheiro vem da empresa que construiu.

Esse homem falando comigo deve ser um dos melhores estrategistas para conseguir tantas conquistas, por isso ouço atentamente.

— Filho, primeira regra de um bom estrategista. Não confie em ninguém além de sua família, as outras pessoas podem te manipular, enganar e te levar para uma armadilha que fará com que perca tudo — essa foi uma das regras ditadas por ele.

Registro aquilo em minha mente, depois escreveria em um caderno, para usar essas regras valiosas depois. Mas surge uma dúvida, e pergunto:

— Pai, não posso confiar em ninguém? Nem mesmo em Gustavo?

Ele responde:

— As pessoas são falsas, filho. Amizade e amor não existem de verdade, apenas sua família te ama. Talvez seu amigo esteja te manipulando, então não confie nele. Segunda regra, pareça ser amigável e bondoso sempre, assim irão confiar em você, e terá uma oportunidade de usar essa confiança a seu favor.

Fiquei triste em saber que amizades não são reais, pelo menos aprendi isso antes que fosse tarde demais. Ele continua:

— Terceira regra, jamais comece a manipulação por alguém acima de você, identifique pessoas inferiores e manipule elas. Conforme for melhorando, pode tentar fazer com outras pessoas.

Fiquei ainda mais curioso, aquelas dicas eram interessantes e me fariam ser um homem incrível como meu pai.

— Pai, como faço essa tal manipulação? É parecido com movimentar as peças do xadrez? — Perguntei.

Meu pai sorri e diz:

— Sim, é parecido. Você derruba peças menores, os pontos fracos mais fáceis de dominar, aí vai avançando até derrubar o rei, que é a peça mais importante. Logo te ensinarei mais sobre isso. Precisa dormir agora.

 Precisa dormir agora

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.
Universos DiferentesWhere stories live. Discover now