Isaias expressou palavras significativas, como "Emanuel (Deus conosco)"(Is 7:14); "Porque um menino nos nasceu" (Is 9:6), "Todos os vales serão levantados" (Is 40:4), e a descrição do Cordeiro de Deus (Is 53:5).
Palavras criam figuras, imagens, ecos; palavras débeis e insignificantes criam imagens débeis e insignificantes; palavras poderosas, refinadas, bem como ecos fortes é claro. Isso explica a força das palavras de Isaías, mesmo após 27 séculos.
O poema do Servo sofredor (Is 52:13-53:12) apresenta uma imagem do Messias numa resolução mais distintas do que em qualquer parte do Antigo Testamento. Essa seção é suficiente para justificar sua fama de "o profeta do evangelho".
A profecia sobre Ciro, mencionado um século e meio antes de o rei persa conquistar Babilônia (Is 44:28-45:6), é então específica que alguns estudiosos atribuíram parte do livro de Isaias a um "segundo Isaias" posterior, uma criação dos que são incapazes de ver além dos limites da imaginação humana.
O livro inspirado de Isaías é um valioso veículo literário dos pensamentos divinos, que são mais elevados que os comuns, assim como os Céus são mais altos que a Terra (Is 55:9). O livro de Isaias é igualado por poucas obras na história da literatura, sejam estás seculares ou sagradas .
Isaias exortou seu povo a contemplar o Deus deles, que havia prometido resgatá-los do fogo, mas apenas se eles ouvissem e obedecessem.
Quando o povo de Deus estava confinado numa cidade ameaçada pelos assírios, Isaías encorajou Ezequias a procurar o milagre (Is 36:37). Se Jerusalém tivesse caído naquele momento, a política assíria de dispersar os povos conquistados poderia ter acabado com a identidade de Judá. Portanto, não haveria povo judeu de quem o Messias, o Salvador do mundo, deveria surgir.
Examinarmos Isaias, suas palavras, seu tempo, suas dificuldades e suas promessas divinas (Is 43:1).O Dr.Rony Gane, estudioso de língua hebraica, é professor de Antigo Testamento no Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia, no campus da Universidade Andrews, em Berrien Springs, Michigan.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Adventista Do Sétimo Dia
SpiritualOs adventistas do sétimo dia, com 20,7 milhões de membros, são uma igreja cristã organizada em 1863 nos Estados Unidos. Creem na Bíblia como revelação de Deus literal para nossos dias.