19-A voz mansa

9 11 0
                                    

  Wilbur Pereira viajava de carro com um primo que não via há 30 anos. Durante a viagem, para um casamento na região centro-sul da Índia, a esposa telefonou procurando saber se estava tudo bem. “Estamos muito bem, graças a Deus!”, Wilbur respondeu. O primo, Walter, olhou surpreso. Havia poucos cristãos na Índia. “Qual a sua religião?”, ele perguntou. Wilbur explicou que frequentava uma igreja cristã todos os domingos desde a infância, mas havia deixado de crer em muitas doutrinas. “A Bíblia diz: ‘Sou o Senhor seu Deus, não há outro deus diante de Mim.’ Mas a igreja adorava a Maria, santos e outros ídolos. Procuro a verdade.”

“Não se preocupe”, Walter disse. “Você está perto da verdade. Um dia Deus o conduzirá à igreja verdadeira.”

No casamento, o buffet consistia somente em alimento vegetariano e não havia carne de porco. Ao voltar para casa, ele reiniciou sua busca pela verdade. Visitou alguns lugares não-cristãos para cultos em sua cidade, Bengaluru, sabia que Deus estava em algum lugar e desejava encontrá-Lo. Wilbur ficou cada vez mais convencido de que a igreja de sua infância havia se desviado da Bíblia. Num sábado, ele disse à esposa, Nancy, que não queria mais frequentar a igreja com ela. “Não lhe acompanharei mais à igreja. É uma igreja falsa com crenças pagãs.”

Naquela noite, Nancy chamou os membros da familia para persuadi-lo a ir à igreja com ela, mas ele permaneceu firme. Ao mesmo tempo, perguntava a si mesmo que igreja deveria frequentar. Na manhã seguinte, enquanto caminhava até à mercenária para comprar ingredientes para o almoço, ele continuava considerando qual igreja frequentaria. De repente ouviu uma voz masculina, dizendo:

“Telefone para seu primo.”

Wilbur ignorou a voz e continuou caminhando.

“Chame seu primo”, a voz insistiu. Wilbur parou. “Telefone para o primo”, ouviu novamente. Ele pegou o telefone e chamou Walter. Depois de contar o desentendimento com a esposa, perguntou que igreja o primo frequentava. “Frequento a igreja adventista”, Walter respondeu. Wilbur já havia visto placas da igreja adventista, mas não conhecia essa denominação. Então, Walter agendou estudos bíblicos por três vezes por semana. No sábado seguinte, ele foi à igreja adventista de língua inglesa de High Street. Ele gostou, principalmente dos grupos da Escola Sabatina.

Nancy se opôs à nova fé de Wilbur e discutia com ele diariamente. Porém, observou com surpresa como seu estilo de vida mudou lentamente. Gostou de que ele não mais usasse tabaco nem bebesse álcool. Ficou surpresa ao ver que ele preparava comida para o sábado um dia antes. Sem conseguir entender por que ele havia deixado de comer ovos e laticínios, dando ao filho mais novo. Wilbur explicou que desejava honrar a Deus em todas suas ações, inclusive observando o sábado e tratando o corpo como templo de Deus. Ela precisava admitir que a saúde dele estava melhor que a dela. Ela sofria de enxaqueca.

Quando a igreja adventista organizou uma clínica de saúde gratuita, Wilbur convidou Nancy para acompanhá-lo e aprender sobre vida saudável. Ela se sentiu tocada ao ouvir um médico descrever a ligação entre bem-estar físico e espiritual. Aquilo era uma nova ideia. Ao voltar para casa, contou para os amigos sobre a clínica.

No sábado seguinte, ela não aceitou o convite de ir à igreja, mas, pela primeira vez, permitiu que Wilbur levasse o filho. O garoto gostou da Escola Sabatina, o momento infantil do culto e a refeição oferecida depois. Naquela noite, contou para a mãe, com muito entusiasmo, tudo o que aconteceu na igreja. A curiosidade de Nancy cresceu e ela pediu estudo bíblico. Alguns dias depois, ao aprender sobre o sábado, imediatamente se posicionou: “Eu não trabalharei mais aos sábados. Mesmo que perca meu emprego, não trabalharei.”

Hoje, Wilbur e Nancy são obreiros médicos em período integral, educando as pessoas sobre saúde na Índia. “Alcançamos pessoas carentes, ensinamos princípios de saúde a elas e as conectamos ao Grande Médico”, disse Wilbur.

A oferta desse trimestre ajudará a construir duas igrejas em Bengaluru, a cidade grande mais próxima de onde Wilbor vive com a família atualmente. Muito agradecemos pelas generosas ofertas.

Adventista Do Sétimo Dia Onde histórias criam vida. Descubra agora