33-Encontro com Cristo

6 5 0
                                    

De repente, Brijesh Kumar se viu sem trabalho em Jakarta, capital da Indonésia, Jakarta. “Deve haver algo que eu possa fazer”, o jovem indiano de 23 anos disse a um amigo que lhe ofereceu um lugar para ficar. “Você pode me ajudar a encontrar um emprego?”

Brijesh deixou a Índia na esperança de conseguir trabalho a fim de pagar a dívida escolar de 2014. Seus pais tomaram dinheiro emprestado dos amigos, mas o dinheiro acabou antes de ele se formar. Os credores cobravam o pagamento. O amigo não sabia de nenhum emprego disponível, mas o apresentou a alguém que prometeu conseguir um status de refugiado americano por dois mil dólares. Brijesh só tinha mil dólares e queria enviar para os pais. Mas, pensando que podia conseguir mais dinheiro, trabalhando como refugiado, fez o pagamento e esperou uma passagem de navio até o Estados Unidos dentro de uma semana.

Depois de seis meses, ele embarcou em um pequeno navio na costa de Java. Nesse navio, estavam 18 indianos e 16 nepaleses, todos procurando asilo. Dois indonésios estavam comandando o navio. A viagem foi horrível. Dois dias depois, o alimento acabou. Mais dois dias, e não havia água potável. Ele pegou água da chuva para poder beber. No sétimo dia, o capitão informou que o combustível estava acabando. Passadas algumas horas, um sinal de terra surgiu no horizonte. O navio ancorou, e os passageiros e tripulação foram detidos. Eles haviam desembarcados na ilha de Yap, na Micronésia.

Brijesh e os outros refugiados foram mantidos em um estaleiro por seis meses. Policiais dos Estados Unidos e agentes do FBI os interrogaram. Líderes espirituais de várias denominações cristãs levaram comida e atenderam outras necessidades, aproveitando para falar sobre Jesus. Brijesh nunca ouvira falar sobre Jesus e não estava interessado. Apenas queria se tornar um refugiado, mas as autoridades da Micronésia queriam deportá-lo para a Índia.

Com o passar dos meses, o fluxo de visitantes diminuiu. As autoridades ofereceram tendas de lona improvisadas. A comida era escassa. Brijesh perdeu toda a esperança. Então, um pastor, Karemeno Ifa, apareceu com um grande contêiner de mantimentos. Brijesh e os outros choraram quando viram que estava cheio de comida e roupas. Karemeno os visitava regularmente e o grupo de homens se reunia para ouvi-lo. “Por que você continua nos ajudando quando outros padres e pastores nos abandonaram?”, um deles perguntou.

“Porque Jesus ama você muito. Ele deseja salvar todos. Ele quer nos libertar”, o pastor respondeu, identificando-se como adventista do sétimo dia. Interrogado, ele relutantemente admitiu que ficava sem comida para que os pudessem comer. Ao ouvirem isso, choraram. Naquele mesmo dia, nove nepaleses entregam o coração a Jesus. Eles armaram uma tenda como igreja e começaram a guardar o sábado.

Brijesh notou a transformação dos nepaleses. Eles costumavam brigar por comida com os indianos, mas agora compartilhavam tudo com alegria. Certo sábado, um homem nepalês convidou Brijesh para conhecer a igreja da tenda. Ao chegar, nove nepaleses deram as boas-vindas e oraram por ele, sua família e seu futuro. Brijesh desfrutou da agradável companhia. Recebeu uma Bíblia e começou a ler e orar.

Um amigo nepalês falou que se orasse no nome de Jesus, sua oração seria respondida. Ele decidiu tentar: “Querido Deus, coloco todos meus problemas e pesares em Jesus Cristo. Eu Te peço em nome de Jesus. Amém!” Ao abrir os olhos, sentiu como se estivesse voando. Pegou um amuleto que estava no pescoço e jogou no mar. Acabara de decidir seguir Jesus. Brijesh desistiu de pedir asilo e foi deportado até a Índia. Ele chegou no aeroporto de Nova Deli depois de morar dois anos e meio na Indonésia.

Atualmente, Brijesh trabalha com pioneiro da Missão Global e estuda na Universidade Adventista Spicer para ser pastor. Através de estudos bíblicos quatro pessoas entregam o coração nos dois últimos anos, e muitos se preparam para o batismo. Seus pais, que conseguiram pagar a dívida enquanto ele estava em Yap, também estudam a Bíblia.

Brijesh permanece em contato com os nove nepaleses. Todos são fiéis adventistas no Nepal. Outro indiano também se tornou adventista, e dirige um negócio de roupas na Índia. Brijesh perdeu contato com o restante. “Quero compartilhar o Senhor com os outros”, diz. ‘Deus me salvou quando eu não tinha nada.”

Lembre-se de que parte da oferta deste trimestre ajudará a construir um novo residencial na Escola Adventista do Sétimo Dia de Varanasi, onde Brijesh e outros alunos recebem treinamento para espalhar o evangelho. Muito obrigado por sua generosa oferta.

Adventista Do Sétimo Dia Onde histórias criam vida. Descubra agora