1. Cerveja de Garrafa

2.2K 339 589
                                    

lt

É minha aula preferida.

Ou era minha aula preferida, até Harry entrar pela porta pela segunda vez no dia. O plano era só encontrar com ele na sexta e não completamente sujo de cola da aula anterior. Minha camisa preta com furos adquiridos pelo tempo era o contrário de sua blusa de crochê amarela, uma variação da que usava de manhã e seu colar de pérolas.

Rapidamente, me ocupei olhando para o quadro que a professora de História da Arte expunha na frente da sala, sabia que essa era a única aula que compartilharia com Harry (prefiro guardar as piadas sobre seu sobrenome para mim mesmo). Não pretendia me voluntariar novamente para o desenho de modelo vivo, mas fiquei feliz por ele ter pego essa turma comigo.

O silêncio dos outros alunos ao observarem a obra exposta pela professora Alice era quase palpável. Nada me surpreendeu ao ver Judite decapitando Holofernes pela milésima vez, foi por pedido meu que aquela aula tinha sido preparada idêntica a aula de dois anos atrás que me marcou tanto em meu primeiro dia na academia. Não foi difícil convencer a professora do quanto aquele exercício era necessário.

— A pedido de um aluno muito querido, — Trocou olhares comigo sentado na cadeira à sua esquerda e logo voltou aos outros alunos. — trouxe aqui uma cópia do quadro Judite decapitando Holofernes, de Artemisia. Vamos começar a aula com achismos e interpretações, peço que quem souber a história do quadro só fale ao meu pedido. Alguém quer começar?

A maioria dos alunos conhecia o quadro, afinal é extremamente popular entre amantes de arte, mas não lembrava da história ou seu significado. E ninguém entendia para onde aquilo levaria. Depois de várias interpretações descritivas sobre a mulher em um quarto escuro cortando brutalmente a garganta de Holoferne e muito silêncio por parte do garoto que tanto me olhava, finalmente fui convidado a falar.

— Louis é um dos poucos alunos aqui que entrou antes da grade da academia ser alterada e está fazendo essa aula pela segunda vez, sei que vai saber explicar pra gente. — A voz doce de Alice me deu o aval e toda a atenção dos outros alunos enquanto apoiava o quadro no chão a sua frente.

— Bom, o tema da pintura remete ao Livro de Judite no Antigo Testamento, que narra o assassinato do general Holofernes por Judite. A pintura mostra o momento em que Judite degola o general, depois dele ter adormecido bêbado. Porém, porque essa visão não é tão bem aceita entre os estudiosos da arte, mas é o motivo dessa aula, Artemisia desenhou a si mesma como sendo Judite e seu mentor que foi julgado por estuprá-la como Holofernes para contar sua história pessoal e raiva reprimida.

— Então, — A voz mansa de Harry foi ouvida pela primeira vez desde que entramos na sala, com um tom brincalhão. — tecnicamente ela quis expressar o que queria fazer com seu mentor?

— Pode-se dizer que sim. — A professora interrompeu. — Uma história profunda de uma artista, e é nesse ponto que quero que foquem. Nas palavras de Louis, uma história pessoal e raiva reprimida.

Observava a professora se movimentar enquanto me direcionava um olhar cúmplice, escorando o quadro na parede mais próxima.

— Quero que façam uma pintura que conte uma história pessoal. Algo profundo, um sentimento considerado negativo. — Alguns alunos levantaram as mãos e ela se adiantou. — Peço que fiquem na pintura por essa aula, prometo que usaremos os conhecimentos das outras matérias mais tarde.

A aula logo acabou, após uma explicação intensa sobre cada elemento da pintura de Artemisia, eu estava ansioso para fazer aquele exercício uma segunda vez. Não tinha levado nada para aquela aula, então rapidamente me despedi e caminhei até a saída com as mãos nos bolsos da bermuda, os outros alunos na frente conversavam e trocavam informações sobre algo que teria prestado atenção se Harry não estivesse alguns passos à frente.

Chiaroscuro [l.s]Onde histórias criam vida. Descubra agora