125 - Filho insensato

117 4 0
                                        

O filho insensato é tristeza para seu pai, e amargura para aquela que o deu à luz. Provérbios 17:25

Hoje vamos falar sobre um filho que somente trouxe amargura, tristeza e decepção para os seus pais, seu nome é Esaú. Veja o que o escritor de Hebreus disse a seu respeito.

E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.

Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.

Hebreus 12:16,17

Esaú vendeu aquilo que deveria ser mais importante em sua vida, seu direito de filho mais velho, e depois o quis de volta, mas já era tarde. Tudo isso aconteceu porque Esaú era um filho rebelde, ao contrário de seu irmão Jacó, que obedecia aos pais e era temente a Deus.

Ora, sendo Esaú da idade de quarenta anos, tomou por mulher a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu.

E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito.

Gênesis 26:34,35

Isaque havia se casado conforme seu pai o tinha instruído, com uma mulher da sua família, porém, Esaú, seu filho, não fez o mesmo e se casou com duas mulheres, o que aos olhos de Deus já não era correto. Além de serem duas, elas adoravam outros deuses e isso deixou Isaque e Rebeca amargurados porque eles sabiam que Esaú não seria fiel a Deus tendo por esposas mulheres que não aceitavam ao Senhor como o Deus único de sua vida.

mas tenho odiado Esaú e os seus descendentes. Eu fiz com que a região montanhosa de Esaú virasse um deserto, e agora as suas terras só prestam para animais selvagens morarem nelas.

Malaquias 1:3

Falta espaço para estudarmos toda a trajetória de Esaú, mas como um filho desobediente, ele acabou reprovado por Deus, uma reprovação que passou para os seus descendentes, que também seguiram seus maus caminhos.

Seu irmão foi obediente e ganhou várias bençãos de Deus, sendo que a maior foi ser ancestral de Jesus, nosso único e suficiente salvador.

Estudos BíblicosWhere stories live. Discover now