27 - As indagações de Habacuque (parte 2)

142 7 0
                                    

Habacuque

Continuando o estudo do profeta Habacuque, temos a resposta de Deus as indagações do profeta e a confissão de Habacuque.

Habacuque 2:18,19

Na época do profeta Habacuque, a nação de Israel vivia em idolatria, o rei Manassés, que pode ter vivido na mesma época do profeta, era tão idólatra que queimou os próprios filhos em sacrifício. Manassés praticou todo tipo de feitiçaria, magia e adivinhações, além de recorrer às orientações de médiuns e aos que consultavam os espíritos. (2º Crônicas 33:6).

Deus avisou o profeta que as imagens de escultura não serviam para nada, eram apenas ídolos mudos, que não podiam ensinar e que dentro delas não havia espírito algum.

Habacuque 3:2

Em meio ao caos em que vivia a nação de Israel, cheia de idolatria e violência, Habacuque orou ao Senhor pedindo um avivamento da sua obra. O profeta clamou pela misericórdia de Deus sabendo que aqueles dias maus permaneceriam por muito tempo, mas que a obra de Deus não cessaria e que um dia todos viveremos dias de paz e alegria aqui na terra, provavelmente quando Jesus a estiver governando no milênio.

Habacuque 3:17,18

O livro de Habacuque termina com uma das mais lindas confissões da bíblia.

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;

Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação."

Habacuque começou seu livro indagando a Deus, mas terminou exaltando ao Senhor, que a nossa vida e o nosso louvor sejam sempre de exaltação ao Senhor.

Estudos BíblicosWhere stories live. Discover now