XXXIII

7 1 1
                                    

Filipenses 1
6. Tendo por certo isto mesmo; que aquele que em vós começou a boa a aperfeiçoará até o Dia de Jesus Cristo.

Tema: O mesmo que chama, capacita, guarda e salva.

Quem começou a obra em cada um de nós é o Espírito Santo, e é certo que é o mesmo Espírito quem terminará a obra.
Na eternidade Deus elegeu alguns para sua obra e o Espírito atua no indivíduo moldando-o para o trabalho santo pelo Reino e para o Reino. Deus é o iniciador e é também o finalizador de qualquer obra, mas ao mesmo tempo Ele nos convoca a cooperar com elas e nos capacita para fazermos de forma com que Ele atenda os seus propósitos.
É o Espírito Santo quem nos dá essa capacidade para completar a obra por Deus iniciada.
Lamentações 3
21. Contudo, quero lembrar do que pode me dar esperança:
22. A bondade do SENHOR é a razão de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23. renovam-se plenamente a cada manhã! Grande é a tua fidelidade!
24. Sendo assim, digo a mim mesmo: A minha porção é o SENHOR, portanto, nele depositarei toda a minha esperança.
25. Eis que o SENHOR é bom e misericordioso para com todos aqueles que nele esperam confiantes, para com aqueles que o buscam.

É o Espírito Santo que faz nascer dentro de cada um de nós, a esperança.
O SENHOR renova nossas esperanças através do agir do Espírito Santo dando-nos dia após dia a oportunidade para um recomeço.
Veja, por exemplo a história de José, filho de Jacó.
Vendido de forma covarde por seus irmãos, preso, mesmo sendo inocente, ainda assim persistia em não desistir.
Segundo o próprio Faraó (Gênesis 41.38), José era um homem guiado por um Espírito Poderoso de Sabedoria.
É este Espírito Ajudador, tão falado na Nova Aliança, principalmente á partir de João 14, que nos trás a força para completarmos qualquer obra da parte do SENHOR. Deus escolhe e o seu Santo Espírito é aquele que capacita para que a obra de Deus seja completa e perfeita. Tudo aquilo que Deus inicia termina conforme o SENHOR deseja. Às vezes nós passamos pelo aprendizado acadêmico e depois o aprendizado espiritual, mas tudo com um propósito, pois Deus usa todas essas coisas para algum objetivo que às vezes permanece oculto para nós, ou, a pequenez de nossa compreensão não nos permite ver.
Como exemplo dessa capacitação expostas na carta de Paulo aos irmãos de Filipos, quero aqui usar a história do indivíduo que depois de Jesus Cristo e Paulo, é o "cara" mais lembrado das escrituras...
Moisés...
Moisés nasceu na pior época possível.
Basta ler o livro do Êxodo capítulos 1 e 2 para ver isso em evidência.
Sua mãe sabendo que o filho estava correndo perigo agiu de forma que ele fosse encontrado pela filha de Faraó (Êxodo 2.3-9) o que acabou por acontecer, e na corte do Faraó Moisés recebeu instrução acadêmica e tornou-se, segundo Flávio Josefo, um grande líder vencendo batalhas memoráveis.
A obra "A História dos Hebreus", Segundo Livro, no capítulo 5, a partir da página 137 a 142, vai nos mostrar em que condição nasceu Moisés e quem ele foi no Egito. Então, passados vários anos ele resolveu conhecer o seu povo e teve olhos para ver a miséria em que viviam e o quanto padeciam, e ao ver um egípcio maltratando um hebreu, errou ao tomar uma decisão violenta, matou o egípcio e o enterrou.
Pessoas chamadas e capacitadas, mesmo recebendo iluminação do Espírito Santo, ainda não se tornam perfeitas.
Elas ainda erram!!
Logo que foi descoberto Moisés teve de fugir do Egito andando centenas de quilômetros até a região de Midiã, onde casou-se com Zipora, constituiu família e viveu por mais 40 anos.
Do seu nascimento até a fuga do Egito, passaram-se 40 anos, e agora Moisés viveria outros 40 anos no deserto onde seria preparado para a grande obra que Deus tinha para ele.
Então, no texto de Êxodo 3 e 4 Deus anuncia o que deseja de Moisés e ele parte ao lado de seu irmão Arão para falar com Faraó.
O SENHOR levanta seus obreiros e depois o seu Espírito Santo os capacita para a grande obra que Ele deseja realizar!
Deus levanta pessoas para apoiá-los, quando necessário. Moisés viveu 40 anos na glória na corte de Faraó. Viveu agora 40 anos no deserto.
Agora já estava quase que pronto para a obra que Deus tinha para ele...
Libertar e guiar o povo através do deserto e conquistar Canaã.
Não seria uma tarefa nada fácil! Não por causa da quantidade de pessoas, mas por causa de seus corações.
Moisés libertou seus corpos da escravidão, mas eles tinham a mente de um escravo e não conseguiam se libertar, mas, mesmo em meio as desordens e desobediências, o grande legislador, como ele ficou conhecido prosperou.
Obedecendo e fazendo tudo conforme Deus ordenou, Moisés teve sucesso na empreitada e o povo saiu do Egito e se pôs a caminho de Canaã através do Deserto do Sinai e mesmo em pleno deserto, apesar das dificuldades, Moisés conduziu bem o povo arredio e murmurador. No deserto recebeu a Lei e os preceitos de uma vida justa e debaixo da graça de Deus, algo que foi rejeitado de vez pelo povo de forma progressiva, mas em seu tempo ele buscou de todas as formas manter bem viva. Teve inúmeros êxitos em batalhas militares e conseguiu lidar bem com os focos de rebelião, sempre voltando-se para as vontades de Deus. Teve momentos de dúvidas e fraquezas, mas no geral sempre triunfou. Tinhas ouvidos atentos a voz de Deus, mas também as boas sugestões humanas. Êxodo 18.13-26
Era alguém que constantemente dialogava com Deus, até de uma forma bastante ousada. Êxodo 32.11-14,31-32
Em seus fracassos e derrotas em sua luta diária com aquele povo arredio, Moisés foi adquirindo experiência e aprendendo grandiosas lições.
Moisés começou o trabalho de preparar um sucessor, que foi Oséias filho de Num, popularmente chamado de Josué, ao tempo que o SENHOR mostrou homens também capacitadas pelo que, como vimos em Êxodo 35 e 36.
Êxodo 35
30. Anunciou, pois, Moisés aos filhos de Israel: "Vede! Yahweh escolheu e convocou Bezalel, filho de Uri, neto de Hur, da tribo de Judá,
31. e o encheu do Espírito de Deus, capacitando-o plenamente com talento e habilidade artística,
32. para projetar, desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze;
33. para cortar e lapidar pedras preciosas e entalhar madeira para todo tipo de obra artesanal.
34. E o SENHOR concedeu tanto a ele como a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, a habilidade de ensinar os outros.
35. Encheu-lhes, portanto, o coração de sabedoria para realizar todo tipo de obra como artesãos, projetistas, bordadores de linho fino com fios de lã, azul-celeste, roxos, vermelhos, e como tecelões; hábeis em toda espécie de trabalhos e exímios desenhistas de projetos.
Êxodo 36
1. Assim, Bezalel, Aoliabe e todos os homens de coração sábio, a quem Yahweh concedeu extraordinário talento e habilidade para fazerem toda a obra de construção do santuário, realizaram todo o trabalho, precisamente de acordo com o que o SENHOR orientou!"

Deus ordenava cada ação, mas era o Espírito Santo quem capacitação cada indivíduo que era convocado por Moisés.
Ele nunca esteve só!!
Enfrentou inúmeros desafios tendo que saber, qual rocha tinha cobra e de qual fluía água. Enfrentou rebeliões internas, como a que ocorreu em Êxodo 32, Números 14, Números 16 e Números 25, e batalhas contra reinos e inimigos terríveis, como a batalha contra os amalequitas, em Êxodo 17 e outras batalhas difíceis, descritas em Números 21.1-3 e em Números 31.1-8.
Moisés teve êxito em quase tudo, se não fosse o episódio em Meribá (Cades) onde Deus o censurou duramente por não ter dado-lhe glória.
Mesmo assim não desanimou, pois aquele que o convocou iria estar com ele até o fim da empreitada.Moisés chegou a pedir a Deus que ao menos Deus permitisse que ele ao menos colocasse os pés na Terra Prometida, mas recebeu um sonoro "não de Deus" e após esse evento, designou Josué para substitui-lo em sua jornada.
Como um grande homem de Deus, alguém grandemente capacitado pelo Espírito Santo, ele guiou o povo até a divisa com a Terra de Canaã, defronte a Jericó e foi ali que escreveu o livro de Deuteronômio onde voltou a falar das leis de Deus em quatro grandes discursos ao povo.
Convocou o povo a zelar e temer a Deus, caso contrário seriam duramente censurados. Deuteronômio 28
Subiu ao monte onde pode contemplar a terra de Canaã, onde morreu e foi sepultado pelo próprio Deus em pessoa.
Tratava-se alguém tão usado pelo Espírito Santo, com tantas obras fantásticas, amado pela nação, que o próprio diabo desejava seu corpo para criar um monumento para idolatria (Judas 1.9), visto o quão amado ele era pelo povo de Israel.
É o homem mais falado pelo judaísmo e o conjunto de Leis ordenados por Deus ao povo é amplamente reconhecido pela Lei de Moisés.
Sua capacidade militar é falado por Flávio Josefo na obra a História dos Hebreus, mas pode ser constatada na sua organização militar, onde tinha Josué como homem forte, visível também em sua programação para a invasão de Canaã, já que a cidade de Jericó, cercada por grandes muralhas era considerada inconquistável e dividia a região no meio. Josué simplesmente seguiu os planos militares já elaborados por Moisés.
Aqueles que servem aos propósitos de Deus, que são guiados, corrigidos, motivados e transformados pelo agir do Espírito Santo, não são mais chamados servos, mas filhos. Os servos não sabem o que o seu senhor deseja fazer, os filhos sabem.
Deus sempre anunciava a Moisés aquilo que pretendia fazer.
Deus corrige os filhos, estando sempre presente em meio as dificuldades, como ocorreu com Elias.
Toda boa obra que Deus começa, seja em um determinado grupo ou pessoa, Ele tem o poder para confirmar e terminar, pois o Espírito Santo trabalha no indivíduo transformando-o para que naquele Dia tudo aconteça ou termine da forma como Ele já determinou, pois nada ou ninguém pode ou poderá frustrar os seus planos.

 Toda boa obra que Deus começa, seja em um determinado grupo ou pessoa, Ele tem o poder para confirmar e terminar, pois o Espírito Santo trabalha no indivíduo transformando-o para que naquele Dia tudo aconteça ou termine da forma como Ele já deter...

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Que a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com todos nós!
Amém!!

Palavras de um PECADOR Onde histórias criam vida. Descubra agora