GANHAR O MUNDO INTEIRO E PERDER A ALMA (CAPÍTULO 4)

8 0 0
                                    

Lembro-me de quando eu era jovem e tinha muitos sonhos e projetos pessoais. Estudava para o vestibular e pensava em conquistar muitas coisas, como me casar, constituir a minha família e ter a minha profissão. Mas, um dia, eu estava  caminhando para o trabalho e o Espírito Santo falou claramente comigo: "Do que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" Deus me levou a pensar com sabedoria no futuro da minha alma, pois o futuro do meu corpo eu já sabia. Cedo ou tarde, o meu corpo descerá ao túmulo; porém, a minha alma é o que eu realmente tenho de precioso, pois durará pela eternidade. Por isso, o Senhor Jesus me disse: "Que dará o homem em troca da sua alma?" (Mateus 16.26).

A partir desse dia, eu entendi perfeitamente o valor da minha alma e que há uma batalha diária entre a luz e as trevas por cada alma neste mundo. Por isso, eu tenho tabalhado incansavelmente para cuidar da minha salvação e fazer as pessoas dimensionarem o valor do que elas têm dentro de si.

Muitos pensam que nasceram pobres porque vieram ao mundo numa família sem posses, mas esse pensamento é um grande engano.

Cada pessoa carrega dentro de si uma riqueza extraordinária: a sua alma. Ela é um tesouro desejado por Deus (para habitar e salvar) e pelo diabo. Só que, para Satanás, a alma humana não tem valor, pois ele não ganha coisa alguma quando leva uma pessoa para o inferno. O interesse de Satanás pela alma humana tem apenas um objetivo: se vingar de Deus.

Desde que Lúcifer foi expulso do Céu por causa da sua rebelião, ele tem trabalhado para distanciar o ser humano de Deus.

Satanás inveja o homem por este poder habitar com Deus, enquanto ele mesmo já não tem mais essa chance.

Por isso, há um processo maligno para enredar as pessoas, fazendo-as cegas e ambiciosas pelas conquistas neste mundo em detrimento da salvação da própria alma.

Muitos sonham e trabalham arduamente para ter muitos bens aqui na Terra e, ao conquistá-los, estes se tornam o seu maior tesouro. É comum ouvir as pessoas dizerem que a sua casa ou os seus investimentos são o seu maior patrimônio. Outros afirmam que a sua família ou os seus filhos são a sua maior riqueza.

Só que, neste processo de "ganhar o mundo", ou seja, de ter os seus sonhos realizados, muitos perdem a própria alma. (Sim, a alma se perde em vida para, depois, na eternidade, essa perda ser de maneira definitiva.)

É preciso refletir no preço de cada conquista, pois há os que estão realizando todos os seus anseios (como comprar, viajar, ter muitos relacionamentos e se divertir), mas estão perdendo os seus valores, a sua essência, a sua fé, o seu temor a Deus.

Quando o Senhor Jesus disse que não há nada que possa oferecer em troca da alma, Ele quis mostrar o quanto ela é valiosa. Não há nada que compense perdê-la para sempre. Então, mesmo que o diabo ofereça algo em troca da nossa alma todos os dias (e ele oferece), que tenhamos a consciência de que nada neste mundo tem valor sem o Senhor Jesus. Não adianta você ter fama, uma excelente reputação, prestígio, saúde, família ou dinheiro se não tiver a salvação da alma.

Temos vivido nos fins dos tempos e o amor a Deus e pelo próximo tem se esfriado até nos cristãos. O diabo tem conseguido chamar a atenção das pessoas para aquilo que satisfaz as vontades da carne e para tudo o que é deteriorável e, por isso, elas ignoram o que é eterno. Ele procura estimular os apetites sexuais, as vaidades, os desejos materialistas e a preocupação com o futuro para distrair as pessoas e fazê-las  esquecerem da alma.

Viver pensando apenas na construção Da sua vida neste mundo e nos seus projetos pessoais é a receita para uma vida infeliz e miserável e para uma alma fraca e débil.

Por outro lado, uma vida pela fé é uma vida que está constantemente no primeiro amor ( que é Jesus). O seu amor é puro, verdadeiro e não está apoiado no sentimento, mas sim no sacrifício. Por isso, Ele também exige o sacrifício da nossa parte.

Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-Me.  Lucas 9.23

Negar a sua carne, os seus desejos, as suas concupiscências e tomar a sua cruz, que é a morte, o sacrifício. E quando se morre para este mundo é que se vive em novidade de vida. Tudo isso é alimentar a nossa alma, o nosso espírito e a nossa fé; mas muitos se deixam levar pelas suas vontades e relaxam com os cuidados com a própria  alma, e logo se esfriam na fé e abandonam os valores espirituais.

Mas aquele que perseverar até o fim, este será salvo.  Mateus 24.13

Eu tenho perseverado ao longo destes últimos 58 anos. Já tropecei e caí muitas vezes, mas me levantei e permaneço de pé porque priorizei o recebimento do Espírito Santo. Ele me guiou quando estive prostrado. Ele me mostrou que era necessário eu viver essas experiências para aprender a não olhar para os lados. Nesses momentos eu vi a resposta de Deus por meio da Sua misericórdia ao me levantar e me voltar para Ele. Contudo quando a fé e o amor se esfriam, a pessoa não tem ânimo para falar com Deus nem para ser sincera e humilde para pedir a Sua misericórdia. Já foi presa pelo orgulho e  possuída por esse espírito de arrogância, como Lúcifer fez no Céu e teve de sair da presença de Deus.

Porém, Deus está com as mãos estendidas para nós. Basta sermos humildes para recorrermos a Ele. Que tal fazer isso agora?

Segredos E Mistérios Da AlmaOnde histórias criam vida. Descubra agora