A SEGUNDA MORTE

2 0 0
                                    

Por meio do Apocalipse, o livro das revelações do Senhor Jesus Cristo aos Seus servos, tomamos conhecimento dos acontecimentos finais da humanidade. Nele, o apelo aos que têm ouvidos para ouvir a voz de Deus é feito oito vezes (Apocalipse 2.7,11,17,29;3.6,13,22;13.9). Isso sem contar as vezes em que os evangelhos usam essa expressão. Essa chamada é uma espécie de convite do Senhor para livrar o ser humano da segunda morte. Justamente porque Ele não criou a humanidade para o sofrimento e a perdição.

Por isso, depois da queda de Adão e Eva no Éden, vemos, em toda a Bíblia, o plano divino em ação para resgatar a sua mais estimada criação da condenação eterna.

O ser humano feito alma vivente era destinado a viver eternamente com o Altíssimo, pois veio do sopro dEle; mas, por causa do pecado, essa alma perdeu o fôlego da vida eterna com Deus e morreu espitualmente.

Foi o pecado que gerou a morte: "A alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18.4, 20). A transgressão de Adão e Eva fez a alma se tornar morta para Deus, pois ela se distanciou dEle, mas não morreu ou se distanciou do mundo. Contudo, esse afastamento do Altíssimo que todas as pessoas não salvas vivem aqui neste mundo ainda não é a pior separação. Quando a vida do corpo acabar, a alma o deixará e continuará a viver, só que agora mais distante de Deus ainda - ou seja, no inferno. Entretanto, as Sagradas Escrituras revelam que o inferno é um destino inferior ao lago de fogo e enxofre, que será a pena final imputada aos condenados na eternidade.

Quando o Senhor Jesus falou aos fiéis da igreja de Esmirna a respeito da recompensa da sua fidelidade e da sua perseverança na fé, Ele disse que aquele povo passaria pela primeira morte, mas os salvos não experimentariam a segunda morte.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. (Apocalipse 2.11)

Isso deixa claro que a primeira morte atingirá todas as pessoas, mas a segunda morte é um dano apenas para os infiéis.

Dano é uma palavra que detona prejuizo, ferimento e algo extremamente negativo. Esse dano, no sentido espiritual, significa a sentença final para os condenados ao lago de fogo e enxofre:

Mas, quanto aos covardes, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores (sexualmente impuros), e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21.8)

Veja como o caratér do Altíssimo é justo! Enquanto a Sua Palavra promete recompensas extraordinárias aos fiéis, como poder se alimentar da Árvore da Vida (Apocalipse 2.7; 22. 2,14), ter um novo nome (Apocalipse 2.17), ter autoridade sobre as nações (Apocalipse 2.26), ter vestes brancas (Apocalipse 6.11), ter a coroa da vida (Apocalipse 2.10) e se sentar no Trono de Cristo (Apocalipse 3.21), aqueles que não receberem Jesus como o seu Senhor e Salvador e escolherem viver no pecado serão julgados e condenados para sempre.

Enquanto o mundo deturpa cada vez mais os padrões de moralidade e exalta o errado no lugar do certo, no Reino de Deus, o pecado continua sendo pecado. E se os pecados não forem confessados e lavados pelo sangue de Jesus, eles gerarão a segunda morte.

Quando falamos de eternidade, estamos falando de dois extremos: honra e felicidade eternas e vergonha e dor eternas.

As Escrituras Sagradas expõe estes opostos: de um lado, aqueles que receberão privilegios, reconhecimento e glória; do outro, aqueles que receberão o pior de todos os tormentos que uma alma pode suportar. Não há meio-termo, e nem todos terão o mesmo fim.

Antes de a pessoa ser lançada no lago de fogo, ela passará pelo julgamento diante do grande Trono Branco. Nesse dia, aqueles que decidiram levar a vida do seu jeito ouvirão o seu veredito. Não quiseram ir ao Senhor Jesus para receber a vida eterna (João 5.40) e partiram deste mundo manchados pelos seus pecados.

O livro de Apocalipse revela como será assombrosa a condenação eterna dos tímidos, dos incrédulos, dos impuros, dos feiticeiros, dos assassinos, dos que guardaram ódio no seu coração, dos idólatras, dos mentirosos, dos hipócritas e de todos os que rejeitarem a oferta de salvação.

No Tribunal de Deus, o Justo Juiz mostrará a razão da "pena", ou seja, as provas da culpa. Todo o passado e toda a vida serão mostrados em fração de segundos. Não haverá chance de defesa. Nem uma única palavra poderá modificar a terrível sentença. Nenhum interrogatório, nenhum advogado. Somente uma testemunha: a PALAVRA que ouviram e a consciência que reprovava os atos errados.

Ninguém sairá desse Tibunal em liberdade condicional ou com uma pena de anos para cumprir. A segunda morte será prisao perpétua para a alma, com todos os horrores que a Bíblia alerta, pois tudo o que precisa ser feito para ser salvo deve ser feito ainda em vida.

Você, que está lendo isto agora, está tendo a chance de ser salvo. Você pode até se esquecer dessas palavras, mas, um dia, elas poderão ser mencionadas como prova de que você sabia, mas as rejeitou.

O livro do Apocalipse prova que apenas os vencedores serão recompensados com a salvação. Se você é fiel, pode estar confiante e seguro de que a sua alma não sofrerá o dano da segunda morte. Porém, se algo acusa e pesa na sua consciência, se arrependa agora e não deixe a porta da salvação se fechar.

Segredos E Mistérios Da AlmaWhere stories live. Discover now