LOUCO!

3 1 0
                                    

Numa pergunta, o Senhor Jesus deixou claro que pode acontecer de o ser humano ganhar o "mundo inteiro", mas "perder a sua alma". E sabemos que, para cada pessoa, o "mundo inteiro" representa alguma coisa. Nem sempre o que é sucesso para um significa sucesso para o outro. Contudo, eu quero que você reflita sobre o momento em que as conquistas chegam. Diga-me quem ganha com elas: a alma ou o corpo? Quem usufrui dos benefícios da riqueza ou do êxito?

É a alma que se utiliza do corpo para curtir o que o mundo tem a oferecer. Porém, esse desfrute do corpo é temporário, pois a vida neste mundo passa rápido demais. Logo chegará o momento em que todos vão descer à sepultura, mas a alma continuará vivendo. Por isso, o Senhor Jesus alertou que nada adianta ao ser humano satisfazer a carne, o corpo, e deixar de lado o destino da sua alma. Afinal, o que o homem teria para dar em troca da sua alma?

Se somássemos todos os valores monetários do mundo (ouro, pedras preciosas, ações das bolsas de valores, terras, obras de arte e tudo mais que é valioso), não daria para pagar o resgate de uma alma sequer. Como alguém poderia negociar com Deus fundamentado nos recursos terrenos?

É tão forte esse entendimento que Jesus chegou a contar uma parábola sobre um homem rico que havia colhido tantos frutos que se sentiu seguro para dizer à sua própria alma: "Alma, tem em depósito muitos frutos para muitos anos ( mas não para toda a eternidade); agora descanse, coma, beba e se divirta. "E Deus disse: "Louco! Esta noite lhe pedirão a sua alma, e o que você tem preparado, para quem será?"

Veja a parábola na íntegra:

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; e ele arrasoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.  Lucas 12.16-21

Repare que, com a morte, acaba toda pompa e conquista! O corpo acaba. Perdem-se a família os amigos, o dinheiro e toda a honra e a glória conquistadas aqui neste mundo. Nenhuma riqueza acompanha a alma quando ela parte para a eternidade mas a grande pergunta é: Para onde irá a alma?

Deus considera loucos aqueles que desprezam a sua alma e que não dão a mínima para a eternidade.

Loucos são aqueles que só querem atender aos desejos, às cobiças e às vaidades da alma, mas não cuidam dela.

Loucos são  os que acham que a segurança da vida está nos bens, que não podem preencher a alma. Imagine a insanidade que é deixar a fascinação com o mundo, com as riquezas e com os prazeres impedir a salvação, uma vez que, na eternidade, nada disso terá valor. Por que perder a alma por causa do dinheiro, da casa, do carro, das amizades ou do cônjuge se nada disso entrará conosco na eternidade?

Essa loucura do homem que desprezou a salvação da sua alma é o que mais temos visto no nosso meio. Loucos vestidos de obreiros, de pastores e de bispos. Vivem preocupados com a posição que ocupam neste mundo, mas não dão a mínima importância para onde passarão a eternidade. Leem, ouvem e pregam as Sagradas Escrituras,  mas não creem nela.

À semelhança desse homem rico da parábola, as pessoas estão preparadas para gozar a vida, não para morrer, enquanto a realidade nua e crua é que, a qualquer momento, a vida pode ser arrancada de nós. Já pensou ter de comparecer agora, neste exato momento, na presença de Deus para prestar contas de como viveu, do que fez e do que deixou de fazer?

Os resultados de uma vida relaxada quanto a eternidade estão por toda parte: pessoas oprimidas, angustiadas, depressivas, viciadas, ansiosas, apavoradas pelo medo e pelas dúvidas e desequilibradas. Quem pode ser feliz assim? O ser humano jamais será verdadeiramente realizado se continuar priorizando as coisas erradas. Não há casamento, bem ou conquistas capazes de trazer a felicidade plena para a alma.

Só há descanso e alegria para a alma quando ela está em paz com Deus, pois se entregou ao seu Criador.

De acordo com o plano original do Altíssimo, a alma não foi feita para sofrer, mas para ser feliz e viver por toda a eternidade com Ele. Deus criou a alma e nos deu o espírito, que é a inteligência, para que pudéssemos cuidar dessa alma.

Porém, os "loucos" cuidam do corpo e negligência as necessidades da alma. Os tolos deste mundo costumam pensar que a salvação é só para os velhos e doentes; ou que pertencer a uma igreja aprisiona e impede as pessoas de fazerem as suas próprias vontades.

Mas... e quando o dia de partir chegar? Não são  só os idosos e os doentes que morrem. Pense nisso!

Segredos E Mistérios Da AlmaWhere stories live. Discover now