QUAL É MAIOR: O CORPO OU A ALMA?

9 2 0
                                    

Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro? (...) Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?  (Mateus 23.17-19)

O Senhor Jesus fala com os mestres judeus, fariseus, escribas e com todas as pessoas religiosas de todos os tempos. A acusação é grave e endossada pela repetição dos termos "hipócritas", "condutores cegos", "insensatos e cegos", "serpentes" e "raça de viboras". Em nenhuma outra ocasião, o Senhor Jesus falou de forma tão severa quanto em Mateus 23. O pecado cometido por essa gente foi dar mais valor ao ouro empregado no templo (material) do que ao templo (que era a morada do Deus Vivo), mais importância à oferta (ao valor monetário) do que ao Altar (que era a representação do próprio Deus).

Aqueles religiosos davam mais atenção ao que era importante para os homens do que o que era importante aos olhos de Deus. Eles faziam e exaltavam aquilo que era considerado para a religião, para os seus interesses e para os seus nomes, não o que era prioridade para o Altíssimo.

Essa percepção espiritual deturpada vinha de um coração corrompido, que sempre buscava a realização das suas próprias vontades e nunca a vontade de Deus. E ainda hoje é assim, pois quem é guiado pelo coração se torna um religioso dentro da igreja, mesmo tendo  a viva e perfeita Palavra em suas mãos.

Podemos dizer que os insensatos e cegos são aqueles que não pensam e não pesam as consequências das suas más escolhas, mas seguem obcecados por satisfazerem-se a si mesmos.

E do mesmo modo como o Senhor Jesus confrontou os mestres de Israel, fazendo perguntas sem rodeios para obrigá-los a pensar e a se enxergar, Ele faz conosco hoje. Embora as perguntas sejam feitas com palavras diferentes, pois os tempos mudaram, os princípios de Deus continuam os mesmos.

. Nos dias atuais, qual é maior: o que é visível e palpável ou aquilo que é espiritual e invisível?

. O que é melhor: colocar toda a força para ter um corpo escultural ou investir no cuidado da alma?

. O que se preza mais: a opinião das pessoas ou o pensamento de Deus a nosso respeito?

. O que vale mais: os padrões e as ideia seculares que mudam a todo instante ou os princípios e valores celestiais que permanecem para sempre?

. Em que temos investido mais: na vida terrena ou na vida espiritual?

Procure avaliar essas questões e responda-as com sinceridade para si mesmo.

Deus leva em conta o que está no nosso interior; por isso, os rituais meramente exteriores são vazios e as palavras que não são acompanhadas de atitudes são ocas para Ele.

Se você não investe na salvação da sua alma com todas as suas forças, eu diria que você é insensato e cego, pois tem priorizado o que é visível e não o que é invisível. Tudo o que é visível é perecível e passa muito rápido, mas eleger o que é espiritual e invisível é considerar a eternidade.

A alma viverá eternamente, seja no Céu ou no lago de fogo e enxofre. Portanto, decida bem o que considerar e onde investir.

Segredos E Mistérios Da AlmaWhere stories live. Discover now